5 métricas de envolvimento do usuário para rastrear em um site WordPress
Publicados: 2019-09-10Os sites têm tudo a ver com engajamento. Os visitantes são ótimos, mas seu site precisa ter a capacidade de mantê-los lá . Alguém que aparece e sai imediatamente não ajuda muito o seu negócio.
Você quer que eles fiquem. Você quer que eles aproveitem seu conteúdo. Você quer que eles se inscrevam para mais.
E, no final das contas, você deseja que eles façam uma compra.
A maneira mais segura de monitorar e garantir o progresso em relação a esses resultados é por meio de métricas de envolvimento do usuário.
Como saber qual métrica de engajamento do usuário deve usar em seu site WordPress?
É isso que estamos aqui para descobrir.
Pule para:
- O que é um site WordPress?
- 5 métricas de envolvimento do usuário do WordPress para medir
- O envolvimento do usuário é tudo
Imagem de uso gratuito proveniente do Unsplash
O que é um site WordPress?
Como você sem dúvida sabe, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo que permite a criação e gerenciamento de sites. Quando se trata de sites, é um monstro.
É popular entre uma grande variedade de proprietários de sites, já que 43,1% de todos os sites em todo o mundo são sites WordPress.
Como saber se o seu site tem um envolvimento do usuário bom ou ruim?
A forma mais popular de buscar essas informações é por meio do Google Analytics, que fornece insights aprofundados baseados em dados sobre o comportamento do usuário em um site.
Obtenha um controle preciso de fatores como o número de visitantes, o tempo gasto por visita e quais partes do site foram mais agradáveis.
5 métricas de envolvimento do usuário do WordPress para medir
- Visualizações de página e tempo de sessão
- Uso de recursos específicos
- Taxa de rejeição
- Taxa de cliques
- Taxa de conversão
Ao discutir o envolvimento do usuário, você pode usar um KPI (indicador chave de desempenho) amplo?
Sim – para um determinado período, calcule o número de visitantes que demonstram envolvimento (isto pode significar uma visita prolongada ou uma interação como um comentário ou uma partilha).
Em seguida, divida esse valor pelo número total de visitantes. Em seguida, multiplique por 100 para obter a porcentagem de envolvimento do usuário.
Por exemplo, na segunda-feira, você recebeu 250 visitantes no total. Desses 250, dois comentaram, três compartilharam, quatro compraram e dez ficaram lendo algo na página.
Isso nos dá um total de usuários engajados de 19,19/250 = 7,6% de engajamento.
Monitorar e analisar as cinco métricas de envolvimento do usuário a seguir são cruciais se você deseja melhorar o envolvimento do site e, por sua vez, impulsionar tudo, desde as vendas até o reconhecimento da marca .
1. Visualizações de página e tempo de sessão
Imagem de uso gratuito proveniente do Unsplash
Combinamos esses dois em um, embora seja interessante saber quantas visualizações você está obtendo, em si não é muito bom.
Se o seu site está cheio das melhores palavras-chave para SEO e, consequentemente, você recebe muitos visitantes, isso é ótimo.
Mas se todos saírem imediatamente, é provável que tenham entrado no seu site por acidente. Isso não resultará em mega vendas para você.
Portanto, você também deve verificar o tempo que os usuários passam na página. Você pode obter um valor para isso usando o seguinte cálculo prático.
Pegue as palavras da página e divida pelo número médio de minutos gastos na página.
Se você tem uma página com 2.000 palavras de conteúdo e os visitantes passam em média 10 minutos nela, então você tem uma classificação de 20, o que é muito bom.
Se a pontuação for decepcionante, a melhor coisa que você pode fazer é se colocar no lugar do cliente e experimentar em primeira mão a interface do usuário do seu site.
Clique nele no front-end (ou seja, no lado que o cliente vê) e navegue pelo site por um tempo.
Está tudo claro? Todos os links funcionam? Há algo irritante ou controverso no conteúdo? As imagens são agradáveis?
Somente sendo honesto consigo mesmo sobre a qualidade do seu site em todos os seus cantos e recantos você será capaz de avaliar o problema.
2. Uso de recursos específicos
Outra maneira de ver quais partes do seu site podem estar com baixo desempenho é observar quaisquer recursos ou seções específicas para ver que interesse eles geram.
Pode ser benéfico se você acabou de lançar um novo recurso ou ferramenta – por exemplo, uma ferramenta de produção de vídeo corporativo ou uma medida de contagem de caracteres. Qual foi o seu desempenho?
Você pode obter uma perspectiva macro prestando atenção a quaisquer inscrições ou registros necessários para que o visitante use o recurso.
Se os números forem baixos, você pode realizar uma análise completa observando os registros de interação do comportamento do cliente.
Pode ser que o recurso que você está usando para atrair pessoas precise de melhor visibilidade. Nesse caso, use algo para chamar a atenção.
Por exemplo, se você usar um vídeo , use uma imagem estática atraente para chamar a atenção.
3. Taxa de rejeição
Imagem de uso gratuito proveniente do Unsplash
É uma métrica significativa de envolvimento do usuário, mas o que isso significa? Lembra daqueles visitantes que entravam e saíam de que falamos?
A taxa de rejeição refere-se a quantos visitantes do site visitam e saem antes de um envolvimento significativo.
Na realidade, abrange aqueles que saem imediatamente e aqueles que permanecem o tempo suficiente para ler uma página e depois ir embora.
É porque mesmo que leiam uma página, se os visitantes saírem imediatamente depois disso, você os perderá como clientes reais, a menos que tenha tudo em uma página, o que é improvável e desaconselhável.
O valor da taxa de rejeição é calculado como uma porcentagem, conforme mostrado no exemplo a seguir.
Dos 250 visitantes que seu site atraiu hoje, 50 deles decidiram, antes de clicar em outra página do seu site, que aquilo não era para eles e foram embora. Isso significa que seu site tem uma taxa de rejeição de 50/250 x 100 = 20%.
A taxa de rejeição é vital para sua estratégia de marketing, identificando onde seu site não consegue obter força por meio de conteúdo irrelevante.
No entanto, há uma ressalva: pode acontecer que alguns dos visitantes que partiram pouco depois de chegarem encontrem exactamente o que procuravam.
Como informações de contato, como um endereço ou número de telefone virtual , usar apenas a taxa de rejeição pode ser enganoso.
Leia mais sobre como reduzir a taxa de rejeição aqui: 11 maneiras eficazes de reduzir as taxas de rejeição em seu site
4. Taxa de cliques
Imagem de uso gratuito proveniente do Unsplash
É o número de vezes que os visitantes clicam em um link em comparação com o número de visitantes que o veem. Portanto, se 75 visitantes vissem um botão de CTA e 5 deles clicassem nele, você teria uma CTR de 5/75 x 100 = 6,7%.
Isso ajuda a ter uma ideia da probabilidade de os clientes fazerem o que você os convida a fazer. É uma indicação segura de engajamento.
Se eles estão vendo oportunidades e as precedendo, você não está garantindo o interesse ou a confiança deles.
Pode ser que você não esteja vendendo o “call to action” o suficiente. Ou você pode estar atraindo os visitantes errados em primeiro lugar.
Se for esse o caso, você deve considerar o marketing que os traz para o site. Está se dirigindo ao seu público-alvo?
Se você está atraindo as pessoas certas, mas não as convertendo, considere voltar ao básico. Descreva a necessidade e mostre como este CTA poderia atendê-la.
5. Taxa de conversão
Imagem de uso gratuito proveniente do Unsplash
Muito provavelmente, seu negócio dependerá das vendas. Portanto, para que o site seja eficaz, ele deve proporcionar uma ótima experiência ao cliente que os leve a fazer compras.
Uma métrica de taxa de conversão mostra a porcentagem de visitantes que concluíram sua visita comprando algo.
Então, vamos voltar ao total de 250 visitantes, dos quais quatro fizeram uma compra. Dá uma taxa de conversão de 4/250 x 100 = 1,6%.
É claro que, na realidade, não se trata apenas de vender coisas. Às vezes, você estará interessado principalmente em garantir o envolvimento de outras maneiras. Dependerá do que se trata o seu site.
Pode ser que você queira que o cliente se inscreva para receber um boletim informativo sobre os calçados que você acabou de começar a estocar.
Ou você deseja que eles baixem o aplicativo fornecido que auxilia nas ideias de decoração.
Ou pode ser registrar-se para obter mais informações sobre o sistema telefônico hospedado que você está vendendo.
Você também pode usar a taxa de conversão para medir qualquer uma dessas áreas. Decida o que é essencial para sua operação em qualquer estágio e use a taxa de conversão para avaliar o sucesso de seu negócio nesse aspecto.
Além disso, para garantir que seu site ofereça uma experiência tranquila ao usuário, considere implementar um serviço de monitoramento de tempo de atividade .
Com isso, você pode rastrear e resolver quaisquer possíveis problemas de tempo de inatividade que afetem o envolvimento e as conversões do usuário.
Mais sobre: Otimização de sites: práticas recomendadas de desempenho e dicas práticas
O envolvimento do usuário é tudo
Ao atrair visitantes para o seu site, você deseja chamar a atenção deles. Você deseja conduzi-los na jornada do cliente, passando de observadores levemente interessados a usuários ativos e clientes fiéis .
Descobrir qual porcentagem de usuários acaba interagindo ativamente com seu site é crucial para monitorar o sucesso de sua presença online.
Conhecer as principais métricas úteis, como taxas de rejeição e conversão, é fundamental, mas não pare por aí. Outras métricas de envolvimento do usuário incluem duração média da sessão, taxa de abandono e taxa de rotatividade de clientes.
Utilizar métricas de envolvimento do cliente ao longo do tempo é crucial para compreender o impacto do seu site na sua base de usuários e melhorá-la. Dessa forma, suas metas de engajamento do cliente serão beneficiadas, assim como todo o seu negócio.