Fórmula 101 da taxa de conversão: como calcular sua saída de vendas

Publicados: 2022-09-09

Ao medir o sucesso do seu site de comércio eletrônico, há muitas métricas e KPIs que você pode acompanhar para acompanhar seu progresso. Escolher alguns para monitorar pode fornecer insights sobre como seus departamentos estão trabalhando e a direção que seu negócio online está tomando. Alguns ajudam a garantir que seu CRM esteja no ponto, enquanto outros destacam seus esforços de marketing online mais eficazes.

No entanto, uma coisa é certa: todas as empresas e departamentos precisam pensar no rastreamento da taxa de conversão.

Desde informar suas estratégias de marketing digital e identificar seus produtos mais populares até fornecer feedback sobre a experiência do usuário do seu site de comércio eletrônico e o processo de checkout, as taxas de conversão refletem todas as etapas da jornada do cliente.

As taxas de conversão podem ser usadas para informar decisões de negócios, moldar seus projetos e garantir que o que sua empresa faz esteja de acordo com os desejos e necessidades de sua base de clientes-alvo.

Pronto para saber mais sobre como calcular e otimizar sua taxa de conversão? Vamos mergulhar!

Atalhos ✂️

  • O que é uma taxa de conversão?
  • O que a taxa de conversão me diz?
  • Como calcular a taxa de conversão usando uma fórmula de taxa de conversão
  • Como otimizar sua taxa de conversão

O que é uma taxa de conversão?

Em sua essência, um cálculo de taxa de conversão mostra quantos de seus clientes/visitantes do site de comércio eletrônico fazem uma conversão.

Dependendo de como você está definindo “taxa de conversão”, você pode estar medindo vários pontos de dados diferentes.

É importante para sua empresa on-line definir quais ações são contabilizadas como uma conversão.

Normalmente, uma conversão significa fazer uma compra ou enviar um pedido, embora haja outras conversões igualmente valiosas que sua empresa pode acompanhar.

Esses outros tipos de conversão podem incluir coisas como iniciar contato com sua empresa (por meio de seu número gratuito , um formulário, um chatbot etc.) ou assinar (nos seus canais de mídia social ou boletins informativos por e-mail).

Os resultados da publicidade paga também podem ser considerados conversões.

Da mesma forma, baixar conteúdo do seu blog ou usar seus recursos gratuitos pode ser contabilizado como conversões em alguns casos.

As taxas de conversão podem ser divididas em conversões de novos clientes e conversões de clientes existentes. Separá-los mostra como sua empresa está se saindo em diferentes estágios do funil de marketing, seja adquirindo novos clientes ou retendo os existentes.

O que a taxa de conversão me diz?

As taxas de conversão são úteis para equipes de vendas e marketing, ajudando-as a monitorar suas estratégias e encontrar maneiras de interagir melhor com os clientes ao longo de toda a jornada do cliente.

Qualquer alteração ou melhoria que você fizer em sua estratégia de marketing, navegação no site ou imagem de marca pode afetar sua taxa de conversão.

Ao contrário de outras métricas, as taxas de conversão são uma representação precisa do lucro holístico do seu negócio em relação aos visitantes que seu site recebe.

Como calcular a taxa de conversão usando uma fórmula de taxa de conversão

Depois de decidir o que está contando como uma conversão, é hora de calcular sua taxa de conversão. Para fazer isso, divida o número de conversões pelo número total de visitantes do site.

Para obter isso como uma porcentagem, multiplique a resposta por 100.

A fórmula da taxa de conversão é assim:  

(conversões/total de visitantes) x 100 = taxa de conversão

Se, por exemplo, meu site comercial recebesse 1.500 visitantes em um dia e 20 deles fizessem uma compra, minha taxa de conversão seria (20/1500) x 100 = 1,3% .

Essa fórmula pode ser adaptada para que você possa ajustá-la para incluir o número total de conversões por novo visitante ou o número total de conversões em uma página específica, por exemplo.

Você notará que, se o número total de visitantes for baixo, mas as conversões forem altas em comparação, sua taxa de conversão será maior. Da mesma forma, muitos visitantes com poucas conversões levarão a baixas taxas de conversão .

Depois de calcular sua taxa de conversão, você pode compará-la com outras taxas de conversão em seu setor. A partir de 2020, as taxas médias de conversão de um site de comércio eletrônico estavam em torno de 2,86% .

conversion rate formula 01 - Conversion Rate Formula 101: How to Calculate Your Sales Output

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Como otimizar sua taxa de conversão

Depois de calcular sua taxa de conversão, você precisa fazer algo com essa informação. Simplesmente saber que não vai aumentar seus lucros ou aumentar sua base de clientes!

Em vez disso, use os dados para:

  • informar futuras decisões de negócios,
  • ajudá-lo a atrair mais clientes,
  • tornar a compra (ou outras formas de conversão) mais fácil e amigável, e
  • aumentar a eficácia de suas estratégias de marketing.

Ao fazer essas melhorias orientadas por dados, você otimizará suas taxas de conversão e estabelecerá as bases para o crescimento dos negócios a longo prazo.

A seguir, vamos ver mais algumas dicas que você pode usar para aumentar suas taxas de conversão.

1. Execute campanhas publicitárias

Há uma razão pela qual as equipes de marketing executam campanhas publicitárias em diferentes plataformas - porque elas funcionam!

Ao chamar a atenção para sua marca, destacar ofertas e direcionar clientes para seu site de comércio eletrônico, as campanhas publicitárias aumentam o interesse em seus produtos ou serviços e podem levar diretamente a compras ou outras conversões.

Quanto mais campanhas você executar, melhor será o reconhecimento da sua marca quando os clientes estiverem procurando por produtos. Portanto, fique de olho na taxa de conversão do seu canal de marketing. Ele pode ajudá-lo a identificar quais campanhas (e quais plataformas) estão convertendo visitantes em clientes pagantes.

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2. Configure uma página de destino

Se os clientes estão chegando ao seu site de comércio eletrônico a partir de mecanismos de pesquisa ou outras páginas da Web, eles precisam saber que estão no lugar certo. Você deseja ecoar a mensagem principal do anúncio em que eles clicaram, o resultado da pesquisa que escolheram etc.

Uma página de destino dedicada que reflita a imagem da sua marca e fale com um segmento específico de clientes diminuirá a probabilidade de rejeição. Assim que tiver a atenção deles, envie-os para seu funil de vendas ou mova-os diretamente para suas páginas de produtos com pop-ups de alta conversão .

3. Envie e-mails de acompanhamento

É improvável que muitos clientes convertam em sua primeira visita. Eles precisam de tempo para conhecê-lo, e é aqui que você nutre esses leads com e-mails de acompanhamento.

O envio de e-mails de acompanhamento lembra os clientes sobre sua marca e os produtos que você oferece. Isso pode ajudá-los a se envolver novamente com sua empresa, lembrando-os dos produtos que visualizaram durante a última visita e incentivando-os a fazer uma compra.

Este e-mail da Birchbox é um ótimo exemplo. Ele exibe produtos atraentes e incentiva os clientes em potencial a fazer uma compra com códigos de desconto e frete grátis.

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4. Faça um teste A/B em suas páginas

Alguns elementos de suas páginas da web de comércio eletrônico aumentarão as conversões, enquanto outros ficarão sem graça. Há apenas uma maneira infalível de identificá-los: teste cada elemento e experimente alternativas!

As melhorias podem ser tão simples quanto incluir frases de chamariz em todo o seu conteúdo ou mover botões de compra para ficarem mais centralizados em suas páginas.

O teste A/B compara duas opções e determina qual é mais eficaz e aproxima você da sua meta de conversão.

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Pronto para aumentar suas vendas com a otimização da taxa de conversão?

Conforme discutimos, se você deseja melhorar sua taxa de conversão , primeiro você precisa saber como calculá-la, decidir o que está contando como uma “conversão” e estudar o que está levando seus clientes a comprar ou converter.

Lembre-se de que você pode querer acompanhar vários tipos diferentes de conversões (como compras, downloads, seguidores, assinaturas etc.) enquanto acompanha as taxas de conversão do seu site: quanto mais conversões você conseguir, mais sua empresa crescerá.

Espero que você tenha achado útil a fórmula, as dicas e os exemplos deste artigo. Ao começar a acompanhar sua taxa de conversão, você notará tendências e padrões surgindo ao longo do tempo que você pode usar para tomar melhores decisões de negócios e marketing. Boa sorte!

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Escrito por

Mike Frearson

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