Esqueça o resto: existem apenas 7 KPIs de marketing digital com os quais você precisa se preocupar

Publicados: 2018-06-27

Uma das melhores coisas sobre SEO e marketing digital em geral?

Os resultados do nosso trabalho podem ser facilmente medidos .

A única captura? Você precisa saber quais KPIs (Key Performance Indicators) rastrear.

Somos mimados pela escolha.

Existem muitos KPIs de marketing digital para trabalhar. Para ser eficaz na medição de seus resultados, você precisa escolher apenas alguns.

A indústria de marketing digital está crescendo a um ritmo surpreendente, e há cada vez mais maneiras de jogar (e ganhar) o jogo.

Existem centenas de KPIs que podemos rastrear. No entanto, nem todos são igualmente importantes.

Por exemplo, seu tráfego está crescendo e isso é incrível, mas o que vem a seguir? Todos esses novos visitantes do site aumentam seu lucro?

Não necessariamente. Portanto, você também deve se concentrar em medir apenas o tráfego que aumenta o lucro.

O mesmo vale para seus seguidores nas redes sociais ou o número de curtidas, compartilhamentos e comentários. Medir essas métricas de engajamento social não é suficiente para saber o que está acontecendo com seu desempenho de marketing digital.

Claro, esses números fazem você se sentir bem. Infelizmente, eles são inúteis - eles são chamados de métricas de vaidade por alguns. Ficar preso a eles pode custar muito ao seu negócio.

Então, quais KPIs de marketing digital você deve acompanhar?

Primeiro, vamos falar sobre as ferramentas necessárias para identificar e rastrear esses KPIs.

Quais ferramentas você precisa para acompanhar o KPI de marketing digital?

Para acompanhar suas métricas e analisá-las com eficiência, você precisa investir no conjunto certo de ferramentas.

Por exemplo, o Google Analytics e o Google Search Console são ferramentas gratuitas, precisas e obrigatórias para registrar e analisar seu SEO e outras campanhas de marketing digital. O Monitor Backlinks fornece todo o seu tráfego orgânico principal, classificação de palavras-chave e informações de backlink em uma bandeja de prata (experimente o teste gratuito de 30 dias e experimente aqui). A Hootsuite mostra seu desempenho nas redes sociais.

Você pode até considerar combinar essas ferramentas e observar todas as suas métricas a partir de um único painel de KPI como o Reportz . Dessa forma, sua equipe terá uma visão em tempo real do desempenho de suas campanhas de marketing digital, tomará decisões baseadas em dados e resolverá problemas instantaneamente.

Ao escolher ferramentas que abrangem todos os segmentos da sua campanha de marketing digital, você poderá ver quais KPIs são mais críticos para o seu negócio. Você pode achar que um é um grande indicador de seu desempenho e receita, enquanto outros simplesmente não importam muito.

Agora que você pensou um pouco nas ferramentas para rastreamento de KPIs, podemos passar para seus principais KPIs de marketing digital.

Isso é o que recomendamos para todo profissional de marketing digital que se preze.

O único KPI de marketing digital com o qual você precisa se preocupar

1. A taxa de cliques (CTR)

Sua taxa de cliques mostra quantas pessoas clicaram em um resultado de página, em oposição ao número de pessoas que o visualizaram.

Depois de chegar ao topo da SERP e obter classificações sólidas de palavras-chave, o CTR indica o quão eficaz e envolvente o conteúdo do seu site, anúncios pagos, metadados e CTAs são. Por isso é extremamente importante. Ainda mais importante do que os próprios rankings de palavras-chave, pode-se dizer.

Se as pessoas veem suas páginas nos resultados de pesquisa, mas evitam inseri-las completamente, isso significa que algo está errado com sua abordagem e você precisa repensar. Eles estão olhando para o seu resultado de SERP e não estão vendo o que querem. Seus meta títulos, meta descrições ou conteúdo podem precisar de ajustes para incentivar mais cliques.

Para calcular sua CTR, você precisa dividir o número total de cliques em sua página pelo número total de impressões e multiplicar por 100:

(cliques na página ÷ número de impressões) × 100

Se o seu conteúdo receber 1.000 impressões nos resultados de pesquisa do Google em um dia e apenas 10 pessoas clicarem, a CTR desse dia será de 1%:

(10 ÷ 1.000) × 100 = 1%

2. A Porcentagem de Leads Adquiridos

Você já sabe que o SEO é a espinha dorsal de praticamente todas as estratégias de marketing digital nos dias de hoje.

Você segmenta as palavras-chave que as pessoas usam ao realizar pesquisas e otimiza seu site para elas, para que seu conteúdo apareça nos resultados de pesquisa. É assim que você aumenta sua visibilidade e direciona tráfego orgânico para seu site.

E, se seus visitantes gostarem do que veem, eles podem decidir se inscrever e se tornar seus leads. Com o tempo, ao aumentar o engajamento deles com sua marca e agregar valor a eles, você pode inspirá-los a fazer uma compra.

É exatamente isso que seu funil de vendas representa e consiste em quatro etapas básicas:

  • Conscientização – Este é o início de seu relacionamento com seus clientes, um ponto em que seus clientes mal estão familiarizados com sua marca.
  • Interesse — É quando seus clientes começarão a avaliar seu site para ver se ele é relevante o suficiente para eles. Você faz tudo ao seu alcance para despertar o interesse deles em sua marca, aumentar o reconhecimento da marca e coletar informações preciosas do cliente.
  • Decisão — Nesse estágio, seus clientes em potencial avaliam diferentes recursos do seu produto para ver se ele realmente resolve seus problemas e atende às suas necessidades. Se isso acontecer, então nos leva ao estágio final: ação.
  • Ação — É quando um cliente converte e faz uma compra.

Seus leads são todos um pouco diferentes, com base em sua posição atual no funil de vendas.

Eles podem ser assinantes que leram algumas postagens do seu blog e se inscreveram em sua lista de e-mails, leads qualificados para marketing, leads qualificados para vendas, clientes ou até mesmo evangelistas que compram de você regularmente e mencionam sua marca em seu conteúdo.

Então, para começar, você precisa ver quantos leads de cada tipo você tem. Então, você pode avançar com algumas outras estratégias de rastreamento de leads, como:

  • Atribuição de origem e custo — Você precisa verificar de qual canal vieram seus leads e ver quanto foi gasto em cada um desses canais.
  • Comparando leads qualificados de vendas que você gerou com suas estimativas. Você poderia usar a seguinte fórmula:

(objetivos reais – objetivo) ÷ objetivo

  • Estimativa de receita recorrente mensal por lead qualificado para vendas. A forma de calcular é simples:

sua receita mensal recorrente ÷ total de leads qualificados para vendas

Ao rastrear seus leads, há algumas coisas que você precisa saber.

Primeiro, a quantidade de seus leads varia, de acordo com o seu nicho e a demanda do seu produto/serviço.

Em segundo lugar, a quantidade de seus leads não é a métrica mais importante na qual você deve se concentrar. Pelo contrário, você precisa se preocupar com a qualidade deles. Afinal, qual é o sentido de gerar 500 leads se apenas alguns deles estão dispostos a converter?

Concentre-se em direcionar tráfego relevante – pessoas que estão realmente interessadas em seus produtos, que podem comprá-los, que são tomadores de decisão e que pertencem ao setor que você está segmentando.

3. A Taxa de Conversão

Depois de calcular o número de leads adquiridos mensalmente, você precisa medir sua taxa de conversão .

Essa é uma das métricas mais significativas do setor de marketing digital e indica quantos leads que você gerou realmente concluíram a ação desejada. A razão pela qual é tão importante é que lhe diz:

  • se você está segmentando bem seu público-alvo
  • se você está engajando-os com sua marca corretamente
  • se você está usando as plataformas certas
  • se as perspectivas que você gera são realmente valiosas para você

Se você perceber que sua taxa de conversão é baixa, você precisa encontrar uma maneira de otimizá-la. Por exemplo, você pode eliminar as fontes de tráfego que não trazem lucro e alocar mais recursos para os canais que trazem leads de qualidade que convertem mais tarde.

A taxa de conversão é calculada dividindo o número de leads gerados pelo número de clientes/clientes que você obteve e multiplicando esse número por 100:

(número total de clientes pagantes ÷ leads) × 100

Obviamente, a taxa de conversão varia de acordo com seus objetivos e nicho. Calculá-lo não será o mesmo para um blogueiro afiliado e um site de comércio eletrônico.

4. Retorno do investimento em marketing

O marketing digital deve ser um investimento de longo prazo e não uma despesa. É por isso que ele precisa ser implementado corretamente. E, para ter certeza de que seu esforço realmente vale a pena, você precisa medir o retorno do investimento. Seu ROI informa se suas estratégias são lucrativas.

Para calcular o retorno do investimento, você precisa usar esta fórmula:

(Lucros – Custos) ÷ Custos

Por exemplo, você investiu $ 200 em sua campanha de marketing digital e gerou lucros de mais de $ 800. Nesse caso, veja como você pode calcular seu ROI:

(800 – 200) ÷ 200 = 3

Então, seu ROI é 3, o que significa que, para cada dólar investido, você recebeu US$ 3 de volta. E, se preferir porcentagens, basta multiplicar esse número por 100.

Se o seu ROI for positivo, como neste exemplo, você é ouro. Por outro lado, se for negativo, significa que você não está segmentando as pessoas certas ou que suas campanhas de marketing não ressoam com seu público-alvo.

5. O valor vitalício do cliente

Você sabia que a probabilidade de vender para um novo cliente é inferior a 20% enquanto, com os clientes existentes, essa probabilidade aumenta em até 70%?

Então, o que essas estatísticas dizem a você? Reter clientes é tão importante quanto atrair novos clientes.

E é por isso que medir o valor da vida útil do seu cliente pode fazer ou quebrar seu negócio. Obviamente, essa métrica mostra o número total de valor que um cliente/cliente traz para o seu negócio em um determinado período de tempo. Ao saber qual é o lucro que um cliente gera, você poderá descobrir o quanto eles são valiosos para você.

Claro, você não pode observar essa métrica no vácuo. Depende de inúmeras variáveis, incluindo a quantidade média de dinheiro que se paga por compra, por quanto tempo alguém compra de você e quantas compras se faz por ano.

Portanto, para obter resultados mais precisos, você sempre pode criar uma fórmula mais complexa e adicionar esses parâmetros a ela.

6. O Custo de Aquisição do Cliente

Como o próprio nome diz, o custo de aquisição do cliente indica quanto do seu dinheiro vai para a aquisição de um novo cliente. Sem surpresa, o CAC deve ser menor do que o valor da vida útil do cliente mencionado acima.

É medido dividindo o investimento total em suas campanhas digitais em um determinado período pelo número de clientes que você atraiu durante esse período.

Por exemplo, se você investiu US$ 20.000 em marketing durante o primeiro trimestre de 2018 e gerou 200 clientes, seu CAC é de US$ 100. Portanto, para recuperar seu investimento e aumentar a receita, o valor da vida útil do cliente precisa ser superior a US$ 100.

7. A Taxa de Churn

Você investiu muito em um design responsivo e fácil de usar para tornar a experiência do usuário impecável e, no entanto, o número de pessoas que não querem renovar suas assinaturas ou cancelar seus pagamentos está aumentando. Então, para saber o que está errado, você precisa saber quantas pessoas abandonam seu carrinho de compras e por quê.

E é aí que a taxa de churn brilha.

Ou seja, é calculado dividindo o número de clientes perdidos em um determinado período pelo número total de seus clientes:

(clientes perdidos ÷ total de clientes) × 100

Por exemplo, se você tem 200 clientes e 7 deles abandonaram o carrinho de compras antes de finalizar a compra, sua taxa de churn seria de 3,5%.

De volta para você

Medir os KPIs certos é o pão com manteiga para os profissionais de marketing digital.

Eles informam o quão poderosos são seus esforços de marketing digital, mostram o que funciona e o que não funciona e ajudam você a adaptar sua abordagem às expectativas de seus clientes.

Mais importante ainda, acompanhar essas métricas pode disparar seu ROI e tornar sua estratégia de marketing digital um investimento incrível a longo prazo.

Agora, comece a medir e avaliar para colocar suas estratégias no caminho certo!