Como calcular a taxa de engajamento de forma eficaz

Publicados: 2022-06-10

A população global gasta cerca de 13 milhões de horas diariamente nas mídias sociais. Com mais de 59% de todos os seres humanos (aproximadamente 4,62 bilhões) usando vários canais por uma média de 2 horas e 27 minutos por dia, é muito engajamento para medir.

As pessoas que desejam informações além da primeira página navegam até quatro páginas

Mas a taxa de engajamento é muito mais do que o número de curtidas para um meme fofo, compartilhamentos de um artigo ou comentários sobre uma peça de liderança de pensamento. É uma métrica de alta qualidade para análise de público e um indicador do valor que seu conteúdo oferece. Saber como calcular a taxa de engajamento permite que você veja o que está funcionando e permite ajustar as coisas quando não estão.

Mas as taxas de engajamento não são apenas para mídias sociais. Eles se aplicam à maioria dos canais de marketing digital, incluindo e-mail, site e aplicativos móveis. No marketing digital, quando você vê ou ouve sobre coisas como taxa de rejeição, taxa de abertura, CTR, páginas e visualizações, essas são apenas algumas métricas populares de taxa de engajamento que fazem parte do quadro geral de como as pessoas estão engajadas com o que você faz. ou dizer.

Aqui, compartilhamos como calcular as taxas de engajamento com fórmulas de taxa de engajamento específicas para redes sociais, web e aplicativos. Descubra o que as taxas de engajamento informam sobre seu desempenho digital e como a medição regular das taxas de engajamento pode ajudá-lo a alcançar mais.

Como calcular a taxa de engajamento

O que é taxa de engajamento?

As taxas de engajamento rastreiam o quanto um público está ativamente envolvido com o conteúdo. Pode se aplicar a mídias sociais, um site ou um aplicativo.

Definição da taxa de engajamento

Se você digitar 'o que é taxa de engajamento' no Google, verá imediatamente uma lista de termos de pesquisa de taxa de engajamento relacionados a plataformas de mídia social.

Taxa de engajamento resultados de pesquisa do Google

A mídia social é, afinal, onde nasceram as métricas de engajamento – para medir o nível de interação com uma campanha em relação aos seus seguidores.

Então, por que não expandir isso para seu site, aplicativo ou lista de produtos da Amazon?No mundo digital, a taxa de engajamento é uma fórmula que mede a quantidade de interação que seu conteúdo recebe em relação ao alcance, seus concorrentes ou o setor como um todo.

  • Nas mídias sociais, isso pode incluir interações como comentários, curtidas, compartilhamentos ou menções.
  • Para sites, a taxa de engajamento se traduz em cliques reais, tempo gasto em sua página ou downloads.
  • Para aplicativos móveis, as taxas de engajamento mostram o quão aderente ou útil é seu aplicativo e, em última análise, medem sua capacidade de atender às necessidades de seus clientes.

O engajamento acontece em qualquer lugar online. Ver muita interação indica que as pessoas provavelmente estão interessadas em ler mais, o que significa mais cliques em frases de chamariz (CTAs) e uma viagem mais rápida pelo funil de conversão.

As taxas de engajamento de mídia social são sobre “ver e ser visto”. As pessoas se tornam seguidores porque sua marca é uma criadora de tendências, você é popular em seu círculo social ou fornece conteúdo valioso. Mas com o engajamento de sites e aplicativos, a história é totalmente diferente. Um alto envolvimento em qualquer um desses canais significa que as pessoas estão obtendo valor do que você oferece: elas permanecem tempo suficiente para mostrar um interesse genuíno e seu conteúdo atende às necessidades delas, de uma forma ou de outra.

Há muitos motivos para aprender mais sobre como calcular as taxas de engajamento, então vamos nos aprofundar.

Por que você precisa monitorar a taxa de engajamento?

  1. Permite analisar a eficácia das campanhas de marketing
  2. Ele demonstra se seu site, aplicativo ou página atende às expectativas do usuário
  3. Um bom engajamento anda de mãos dadas com a fidelidade à marca e, por sua vez, a retenção
  4. Ele mostra se o conteúdo está "fazendo seu trabalho". Se o engajamento for baixo, fica mais fácil identificar oportunidades de melhoria.
  5. Uma ótima maneira de determinar o crescimento, sem as chamadas métricas de vaidade (curtidas)

Importância da taxa de engajamento

O monitoramento da taxa de engajamento ajuda a determinar o nível de satisfação do cliente e a identificar possíveis rotatividades . Ele pode dizer algo sobre a qualidade de um conteúdo ou experiência do usuário (UX). Uma baixa taxa de engajamento pode significar uma incompatibilidade entre o que o usuário espera e o que você oferece.

Como calcular a taxa de engajamento?

Você pode aplicar várias fórmulas de taxa de engajamento para resolver isso manualmente. A maioria das plataformas de mídia social oferece análises para métricas de engajamento relevantes além das curtidas e comentários que você pode ver.

Mas como você calcula as taxas de engajamento do site ou de seus aplicativos móveis?

Felizmente , existem ferramentas para ajudar com ambos (mais sobre isso abaixo).

Isso me leva à minha próxima pergunta: como você define o engajamento em plataformas que não fornecem métricas de vaidade normalmente encontradas nas mídias sociais?

Obs. As métricas de vaidade incluem o número de curtidas, compartilhamentos, comentários, retweets, contagem de seguidores etc. Mas, por definição, isso pode ser qualquer ação, como assistir a um vídeo, baixar conteúdo, clicar em outra página e muito mais.

Nossa resposta : depende do seu tipo de site, aplicativo ou empresa e de como você agrega valor aos clientes.

Vejamos como calcular as taxas de engajamento online usando diferentes fórmulas.

Fórmulas de taxa de engajamento de mídia social

A fórmula tradicional para calcular a taxa de engajamento nas mídias sociais é a soma das métricas padrão (curtidas, compartilhamentos etc.) dividida pelo número total de seguidores.

Fórmula de taxa de engajamento de mídia social

À medida que a variedade de redes sociais cresce, também aumenta o número de maneiras de se conectar com seus seguidores. O resultado apresenta uma noção muito geral sobre o nível de engajamento. Um like tem o mesmo peso que um retweet, um comentário ou uma mensagem direta?

A taxa de engajamento fatorada ou ponderada agrega valor a diferentes tipos de engajamento. Em vez de contar cada tipo de interação, você adiciona um valor numérico, como um sistema de pontuação. Por exemplo, um comentário pode valer o dobro de uma curtida ou compartilhamento, e você deve levar isso em consideração.

Fórum de taxa de engajamento ponderada

Outra pergunta a fazer é quantos de seus seguidores registrados estão ativos? Alguns seguidores do Facebook podem ter movido suas atividades para o Instagram e distorcido seu cálculo.

A taxa de engajamento por alcance conta o total de engajamentos e divide pelo total de visualizações. Este é um indicador um pouco mais preciso do envolvimento do seu público e destaca aqueles que optaram por interagir com você depois de ver seu conteúdo de mídia social. Você pode medi-lo por postagem ou pode medir a taxa média de engajamento. Ao medir por postagem, considere que o alcance varia de acordo com a postagem, o que às vezes pode ser enganoso.

Taxa de engajamento por alcance

A taxa de engajamento por postagem limita o cálculo a uma única postagem e permite que você avalie e compare o desempenho de vários tipos de postagem. Você pode então dar um passo adiante e encontrar a taxa média de engajamento para todas as suas postagens. Faça isso somando as taxas de engajamento e dividindo-as pelo número de postagens .

taxa de engajamento por post

Dependendo do seu objetivo, você pode aplicar qualquer número de variações. Você pode querer medir o engajamento diário ou um tipo específico de engajamento, como uma exibição ou comentário de vídeo, ou em um determinado período.

Fórmula de taxa de engajamento para sites e aplicativos

A fórmula da taxa de engajamento é um pouco diferente entre sites e aplicativos, mas na verdade é muito fácil de fazer quando você sabe como.

Fórmula da taxa de engajamento do site

Antes de aplicar a fórmula, você deve definir um “usuário engajado” e determinar as métricas representativas.

  • Como calcular a taxa de engajamento de um aplicativo

As formas mais populares de definir um 'usuário engajado' em um aplicativo são usuários ativos mensais (MAU) ou usuários ativos diários (DAU). Para calcular a taxa mensal de engajamento do aplicativo, divida o número de MAUs (também conhecidos como usuários engajados) pelo número total de downloads e multiplique por 100.

Aqui está um exemplo da fórmula em ação. Neste cenário, estou analisando o desempenho do aplicativo Android da Jetblue, uma importante companhia aérea americana.

Desempenho do aplicativo Android da Jetblue, uma das principais companhias aéreas americanas.

Usando o Similarweb App Intelligence, posso ver que o Jetblue tem 361.612 MAUs e 57.294 DAUs. Nos últimos dois anos, eles tiveram 801.618 downloads únicos.

Usando nossa fórmula de engajamento de aplicativo, eu pego o número MAU de 361.612/801.618 x 100, o que me dá uma taxa de engajamento mensal de 45,11%.

Se eu quiser medir as taxas de engajamento diárias no aplicativo, faço o mesmo cálculo, mas com o valor DAU. Usando a fórmula da taxa de engajamento acima, posso ver que a taxa de engajamento diária para este aplicativo é de 7,15%.

*Certifique-se de olhar para downloads exclusivos e não para downloads gerais: esses números são muito diferentes devido a downloads duplicados em vários dispositivos.

Outras métricas importantes de engajamento para aplicativos incluem tempo gasto no aplicativo, sessão por usuário e taxa de retenção.

Como calcular a taxa de rejeição em um site

Divida o número de sessões de página única pelo número total de sessões. Por exemplo, se 1.000 usuários visitarem seu site e 50 saírem sem fazer outra solicitação (sessão de página única), sua taxa de rejeição será de 5%.

  • Como calcular a taxa de conversão em um site

Pegue o número de conversões e divida pelo número total de visitantes. Por exemplo, se seu site receber 2.000 visitantes em um mês e você atingir 50 vendas, o cálculo da taxa de conversão seria: 50/2.000 x 100 = 2,5%

Observe que as conversões nem sempre são vendas. Pode se referir a qualquer ação escolhida que você definir.

Para descobrir o que funciona para você, defina o valor que seus clientes estão obtendo e como você o mede. Por exemplo, se você oferece um período de teste gratuito em um aplicativo, pode querer que seus usuários explorem seus tutoriais online – esse é o valor que você oferece. Monitore e acompanhe quantos novos usuários gratuitos acessam os tutoriais e inclua o número em suas métricas de engajamento. Em seguida, analise se a porcentagem de usuários que se inscrevem após ler seus tutoriais é maior do que aqueles que não participaram.

Isso ajudará você a determinar o valor dos tutoriais e se eles afetam a aquisição de clientes. Lembre-se de que esse processo é contínuo – depois que esses usuários compram um plano, o valor que você oferece muda, assim como as atividades relativas ao engajamento.

Formas de medir a taxa de engajamento online

Cada plataforma de mídia social possui análises de rastreamento que permitem coletar os dados para estabelecer taxas de engajamento. Uma simples calculadora de taxa de engajamento online também fará o trabalho.

Use ferramentas de monitoramento de mídia social para simplificar o processo; esses incluem:

  • Para sites:
  • Hootsuite
  • brotar
  • análise do Google
  • Console de pesquisa do Google

Para seu site e aplicativo, use o Google Analytics como base. Novamente, você pode coletar os dados e aplicar as fórmulas relevantes ou deixar que uma ferramenta avançada de análise de dados faça o trabalho por você.

Dois exemplos de uso de dados da Similarweb para analisar o engajamento

Com o Similarweb Digital Research Intelligence, você obtém uma visão granular da taxa de engajamento de um site ou aplicativo e benchmarks essenciais da taxa de engajamento. Isso permite que você leve sua análise de público, benchmarking competitivo, pesquisa de empresas e pesquisa de mercado a um novo nível.

1. Medindo a taxa de engajamento por tempo

Para aplicativos:

  • Defina usuários ativos – atividades que representam engajamento, análise comportamental do usuário, mapeamento da jornada do usuário, tempo de uso, etc.
  • Acompanhe o engajamento por coorte:
    • Monitore diariamente – útil para aplicativos com alto volume de atividade (aplicativos de mídia social). Também conhecido como Usuários Ativos Diários .
    • Monitore semanalmente – útil para a maioria dos aplicativos SaaS e comerciais, elimina picos de atividade devido a fins de semana e ofertas especiais, etc.
    • Monitorar mensalmente – usado para rastrear a média de longo prazo em correlação com os aplicativos anteriores ou ocasionalmente usados. Também chamados de Usuários Ativos Mensais.
  • Aplique a fórmula e receba a porcentagem de quantos usuários de um segmento ou coorte permanecem ativos ao longo do tempo.

engajamento do aplicativo

Para sites:

Você mede o engajamento para determinar a qualidade e eficácia do seu conteúdo.

As métricas de engajamento usadas com frequência para sites incluem:

  • Visitas / Visitantes únicos
  • Duração média da visita
  • Média de páginas/visita
  • Taxa de rejeição

Monitore e acompanhe o engajamento regularmente.

Engajamento do site

2. Medindo a taxa de engajamento por mix de marketing

  • Entenda o impacto de seus canais de marketing:
    • Tráfego direto – definido como URLs que as pessoas digitam diretamente na barra de pesquisa ou acessam clicando em favoritos salvos.
    • Pesquisa orgânica – Os resultados de um mecanismo de pesquisa que não pode ser influenciado por publicidade paga. O SEO forte se correlacionará com o reconhecimento da marca e as visitas orgânicas.
    • Pesquisa paga – geralmente associada ao Search Engine Marketing (SEM) ou Pay-Per-Click (PPC); refere-se a mecanismos de pesquisa pagos, como o Google, para aparecer no topo dos resultados de pesquisa.
    • Mídia social – tráfego orgânico que chega ao seu site ou aplicativo a partir de plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter.
    • Referências – tráfego originário de outros sites de referência, como sites de notícias e resenhas, blogueiros e influenciadores.
    • E- mail – os visitantes que chegam ao seu site a partir de campanhas de marketing por e-mail geralmente são usuários existentes.
  • Divida seus usuários em coortes separadas por canais de marketing.

Meça e acompanhe a taxa de engajamento por coorte ao longo do tempo. Entenda de onde vêm seus clientes mais valiosos e qual canal de marketing gera clientes de alto valor e de longo prazo .

Visão geral do canal de marketing

O que é uma boa taxa de engajamento?

Boas taxas de engajamento variam entre 0,04-16%, dependendo da plataforma e tipo de negócio . Vários setores medem o engajamento de forma diferente porque definem o engajamento de forma diferente. Portanto, você não pode apenas comparar números, pois a média depende de várias variáveis.

Continue lendo para ver as taxas médias de engajamento em diferentes canais.

O que é uma boa taxa de engajamento no Facebook?

No Facebook, a taxa média de engajamento permaneceu estável nos últimos dois anos em 0,08%.

O que é uma boa taxa de engajamento no Instagram?

Depois de sofrer uma queda dramática em 2019, a taxa de engajamento do Instagram se recuperou e agora está em 0,98% em 2021.

O que é uma boa taxa de engajamento no TikTok?

Os influenciadores do TikTok têm uma taxa média de engajamento de 16%, de acordo com Statista .

O que é uma boa taxa de engajamento no Twitter?

O Twitter mostra uma taxa média de engajamento muito estável, porém relativamente baixa, de 0,045%.

O que é uma boa taxa de engajamento no LinkedIn?

Uma boa taxa de engajamento no LinkedIn fica em torno de 2%, mas algumas campanhas podem chegar a 5% quando o conteúdo é dinâmico, como nas enquetes.

O que é uma boa taxa de engajamento para um aplicativo?

Boas taxas de engajamento de aplicativos variam de acordo com o tipo de aplicativo. Por exemplo, um aplicativo relacionado a notícias teria uma taxa de engajamento diário muito maior do que um aplicativo de avaria do veículo. Portanto, é aqui que o benchmarking competitivo é fundamental. Você deve avaliar as métricas típicas de engajamento de aplicativos em pelo menos dez concorrentes para obter uma boa base para os padrões do setor.

O que é uma boa taxa de engajamento para um site?

As taxas médias de engajamento variam muito entre os setores. Em média, os sites B2B atingem acima de 63% e os sites B2C obtêm uma média de 71%.

Para avaliar qual é uma boa taxa de engajamento para você, você precisa comparar seu site com os concorrentes do seu setor. Você pode seguir estas melhores práticas de benchmarking para guiá-lo.

Veja abaixo como o Similarweb Digital Research Intelligence pode ajudá-lo a fazer benchmarking para comparar as taxas de engajamento com seus rivais em menos de 30 segundos. Para este exemplo, escolhi o setor de compartilhamento e hospedagem de arquivos.

  • Visão geral da indústria

Visão geral da indústria Similarweb

Usando a guia de visão geral do setor, vejo instantaneamente os principais sites em minha vertical e sua visita total e % de alteração de tráfego para o período escolhido. Abaixo, posso ver o total de visitas mensais do setor, visitantes únicos, duração da visita, páginas por visita e estatísticas da taxa de rejeição. Isso me dá minhas métricas de engajamento para o setor em um único clique.

  • líderes da indústria

Líderes da indústria Similarweb

A guia de líderes do setor mostra os principais e emergentes players em seu mercado, juntamente com a porcentagem de alteração de tráfego anual. O elemento do jogador em ascensão facilita a identificação de ameaças emergentes ou oportunidades para parcerias em potencial.

  • Desempenho do site

Desempenho do site Similarweb

Nesse cenário, escolhi a box.com como meu próprio negócio e usei o elemento de análise competitiva para revelar uma visão de alto nível das métricas de engajamento do site. Isso mostra os principais insights de tráfego, como visitas ao longo do tempo, detalhamento geográfico, resumo do engajamento, principais referenciadores, compartilhamento orgânico e pago, insights importantes e muito mais.

O recurso que mais valorizo ​​nesta página são os insights destacados.

Dê uma olhada abaixo, e você verá o porquê.

Pesquisa principal x termos de pesquisa paga

Esses insights orientam você por meio de pontos de dados úteis em seu setor, permitindo que você tome decisões que afetam o crescimento e ajudam a aumentar o engajamento.

Use isso para acompanhar tudo o que seus rivais estão fazendo online para ganhar tração, tráfego e engajamento. Você pode se aprofundar nas métricas de tráfego e engajamento e ver os principais insights apresentados de maneira acionável.

Ah, e há mais desses insights instantâneos úteis aqui também.

rastreador competitivo

Rastreador competitivo Similarweb

Para avaliar qual é uma boa taxa de engajamento para você, você precisa comparar seu site com os concorrentes do seu setor. Você pode seguir estas melhores práticas de benchmarking para guiá-lo.

Benchmark com concorrentes que possuem características semelhantes.

Três “obrigações” ao medir as taxas de engajamento

  • Benchmark com concorrentes que possuem características semelhantes. Ao executar um site ou aplicativo, é fácil ignorar diferenças significativas entre serviços semelhantes. Compare suas taxas de engajamento por canal de marketing.
  • Certifique-se de medir e acompanhar as verdadeiras taxas de engajamento e não apenas métricas de engajamento individuais. Quando você vê muita atividade, pode ficar tentado a não analisar porque gosta de se sentir popular. Isso pode ser enganador. Cuidado para não cair em métricas de vaidade .
  • Lembre-se de que as campanhas de marketing afetam suas taxas de engajamento . Você pode ver um aumento repentino no engajamento seguido por um período de esfriamento. Leve isso em consideração ao monitorar as taxas de engajamento ao longo do tempo.

Comece sua avaliação gratuita hoje e saiba como o Similarweb Digital Research Intelligence e a análise de dados podem ajudá-lo a rastrear, medir e melhorar suas taxas de engajamento hoje.

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Perguntas frequentes sobre a taxa de engajamento

O que é taxa de engajamento e por que preciso dela?

A taxa de engajamento é um conjunto de métricas usadas para medir quantos clientes em potencial usam ou interagem com seu site ou conteúdo. É uma maneira fácil de ver se o que você está oferecendo atende às expectativas do usuário e, finalmente, se você manterá o interesse deles a longo prazo.

Como melhorar minhas taxas de engajamento?

  • Você pode melhorar o engajamento do site concentrando-se nesses 10 pontos principais.
  • Aumente o tempo de carregamento do site
  • Simplifique a aparência do site – organize o layout
  • Torne-o compatível com dispositivos móveis
  • Adicionar uma caixa de bate-papo ao vivo
  • Melhorar a navegação do site
  • Concentre-se na qualidade do conteúdo, não no número de palavras!
  • Estrutura de ligação sólida
  • CTAs apropriados
  • Mostrar prova social
  • Aborde e responda aos pontos problemáticos do público no conteúdo

O que é uma boa taxa de engajamento nas redes sociais?

O Facebook está em 0,08% constante há dois anos, o Instagram se recuperou para 0,98% após uma queda dramática em 2019, o Twitter está baixo, mas consistente em 0,045% e os influenciadores do TikTok levam o bolo com 16%.

Como posso medir a taxa de engajamento do meu site?

Métricas de engajamento usadas com frequência para sites incluem visitas/visitantes únicos, duração média da visita, média de páginas/visita e taxa de rejeição.