Ranking de palavras-chave do Google – verifique seus resultados de SEO e as posições do seu site

Publicados: 2021-07-20

Índice

    Para muitas empresas, SEO – ou otimização de mecanismos de busca – é um canal de marketing de importância crítica. SEO vale a pena por muitas razões:

    • quando executado corretamente, é uma das fontes de tráfego mais baratas para seu site,
    • geralmente gera tráfego de alta qualidade,
    • é uma das poucas arenas onde as pequenas empresas podem competir com os gigantes da indústria porque o orçamento por si só não garante o sucesso.

    Não é à toa que muitas empresas incorporam SEO em sua estratégia operacional. Infelizmente, eles nem sempre sabem exatamente como avaliar sua eficácia. Este artigo apresenta minha experiência no assunto, com foco no rastreamento de classificações de palavras-chave no mecanismo de pesquisa e na classificação geral do site no Google. Vamos verificar como rastrear sua classificação de palavras-chave.

    Escolha sua palavra-chave

    O primeiro passo de qualquer campanha de SEO é escolher suas palavras-chave. Você precisa definir quais frases, quando inseridas no Google, permitirão que os usuários encontrem seu site.

    Digamos que você administre uma loja de roupas com as seguintes categorias de produtos:

    • vestidos de noite
    • vestidos de verão
    • vestidos de noiva

    As categorias fornecem a ideia geral das palavras-chave que devem levar os usuários ao seu site. Se você não tiver certeza de quais frases escolher, use as ferramentas de sugestão de palavras-chave. Eles recomendam palavras-chave realmente digitadas pelos usuários no mecanismo de pesquisa.

    As recomendações de palavras-chave estão disponíveis para você no Senuto Keyword Explorer. Insira "vestidos de noite" para obter uma lista de sugestões de palavras-chave completa com informações adicionais.

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    Classificações do Google

    Como você pode ver, os usuários estão procurando não apenas vestidos de noite, mas também:

    • vestidos mãe da noiva
    • vestidos formais de tamanho maior
    • vestidos de coquetel de tamanho maior

    Eles são apenas algumas das inúmeras palavras-chave relacionadas a vestidos de noite que são ótimos alvos para otimização de mecanismos de busca. Se algumas dessas palavras-chave se adequarem ao seu negócio, elas devem se tornar parte de sua campanha.

    Quando você tem uma lista de suas palavras-chave cruciais, o objetivo é continuar acompanhando sua classificação para cada uma delas. Neste artigo, você aprenderá a fazer isso direito. Mostrarei como acompanhar as classificações, o que observar e como chegar a conclusões corretas.

    Como verificar as classificações do Google?

    Uma classificação do Google (posição) é simplesmente o lugar do seu site na lista de resultados de pesquisa exibida para uma determinada palavra-chave. Digamos que eu inseri malas no mecanismo de busca. O que recebo em troca é o chamado SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa). A SERP contém uma variedade de elementos (a combinação exata pode variar dependendo da palavra-chave).

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    Classificações do Google
    1. Os conteúdos do quadro vermelho são os chamados resultados pagos acionados pelo sistema de publicidade do Google (Google Ads). Se você deseja que seu site apareça entre esses resultados, você deve pagar por uma campanha. Os custos são calculados em um modelo de CPC (custo por clique), então você paga por cada clique no anúncio.
    2. Os conteúdos do quadro azul são os resultados do Google Notícias reservados para portais da web que publicam conteúdo interessante. Para aparecer nesta área, você precisa se inscrever no programa Google Notícias e atender a uma série de requisitos.
    3. Os conteúdos do quadro verde são os resultados orgânicos , também chamados de resultados naturais ou não pagos. Eles são listados por um algoritmo dedicado do Google que dita sua ordem. Os esforços de SEO podem ajustar a saída do algoritmo para levar seu site até o topo.

    A captura de tela abaixo mostra que sua classificação (posição) é o lugar na lista de resultados de pesquisa ocupado por seu site.

    Classificações do Google

    Em termos de SEO, o zappo.com ocupa a primeira posição (ranking) para os sacos de palavras-chave.

    Quais são as vantagens de uma alta classificação no Google?

    Antes de continuarmos a discutir o rastreamento de classificação no mecanismo de busca, vamos responder a uma pergunta: quais são as vantagens de ter uma classificação alta no Google?

    Considere o exemplo a seguir. Cada palavra-chave tem um número específico de pesquisas. No nosso caso:

    • vestidos mãe da noiva – 301.000
    • vestidos formais plus size – 74.000
    • vestidos de festa plus size – 40.500

    Esses valores nos informam quantas vezes a palavra-chave é inserida no Google em um mês médio. Nossas três palavras-chave são inseridas no total de 415.500 vezes.

    Cada posição nos resultados de pesquisa tem uma CTR (taxa de cliques) que informa quantos % dos usuários que visualizam a página clicarão no resultado. Você pode ver as taxas médias de cliques para as vinte primeiras posições abaixo:

    O gráfico mostra a % média de pesquisas que gerarão um clique para cada listagem. Por exemplo, o CTR da listagem em primeiro lugar é de cerca de 30%. O detentor da primeira posição para a palavra-chave mãe dos vestidos de noiva pode esperar um tráfego na faixa de 301.000 * 0,3 cliques = 90.300 visualizações de página por mês.

    Se você conquistou a primeira posição para todas as três palavras-chave, poderá esperar 124.650 visualizações de página por mês.

    Digamos que a taxa de conversão em sua loja online seja de 2% (1 por 50 usuários faz uma compra), e um carrinho médio vale 200 dólares. Se você for o TOP 1 para essas três palavras-chave, sua loja pode gerar uma receita mensal de 23.790 * 0,02 * 200 = 95.160 dólares.

    Vamos deixar claro – apenas três palavras-chave podem gerar uma receita de 95.160 dólares. E só para você saber, palavras-chave relacionadas a vestidos chegam aos milhares.

    É por isso que a disputa pelas primeiras posições nos resultados de busca é uma luta acirrada . Em termos de negócios, são um investimento muito lucrativo.

    Por que e quando verificar seus rankings do Google?

    Agora você sabe qual é a classificação do Google para uma determinada palavra-chave e o que pode ganhar com uma classificação alta. Você provavelmente está começando a ver por que as verificações de classificação valem a pena, mas vamos nos aprofundar um pouco mais, considerando vários cenários.

    Você está pagando por serviços de SEO

    Se você é um cliente que confia SEO a uma agência, é do seu interesse ficar por dentro. Manter o controle de seus rankings mostrará se sua agência está fazendo um bom trabalho.

    Em muitos casos, as agências compartilham ferramentas de rastreamento com seus clientes, portanto, sinta-se à vontade para solicitar acesso.

    Você está fornecendo serviços de SEO

    Como provedor de serviços de SEO, você deve adotar o rastreamento de classificação por dois motivos principais:

    • acompanhamento de progresso

    Dia a dia, você pode ver se seus esforços se traduzem em classificações mais altas. Você pode responder às mudanças no Google – a longo prazo, isso o tornará um especialista melhor.

    • comunicando

    Os clientes gostam de transparência. Atualizações regulares em suas classificações nos resultados de pesquisa dão a eles uma sensação de conforto. Escusado será dizer que não se trata apenas de posições, mas elas sempre permanecem um KPI a ser considerado.

    Você deseja otimizar os esforços de SEO

    Os dados sobre suas classificações nos resultados de pesquisa são essenciais para a otimização dos negócios. Digamos que você esteja executando uma campanha de SEO para uma loja online. Essas lojas tendem a ter toneladas de categorias temáticas e produtos, o que se traduz em um grande número de palavras-chave para rastrear.

    Se sua campanha de SEO abrange 2.000 palavras-chave, o rastreamento de classificação permitirá que você:

    • identificar as palavras-chave que quase chegaram ao TOP 10. Nós as chamamos de “ganhos rápidos”. Por exemplo, se você sabe que tem 500 palavras-chave nas posições 11 a 15, elas podem se tornar seu ponto de foco e o principal alvo de otimização.
    • prever o volume de tráfego dos resultados de pesquisa. Posições mais altas geralmente geram tráfego orgânico mais significativo. Se você estiver acompanhando suas classificações, poderá prever se seu tráfego aumentará ou diminuirá.

    Você deseja rastrear seus concorrentes

    O Santo Graal de qualquer negócio. Conhecer sua concorrência é inestimável. Ao rastrear suas palavras-chave, você pode verificar não apenas suas posições, mas também as de seus concorrentes. Ele permitirá que você:

    • verifique a distância entre você e seus concorrentes,
    • determinar sua participação em categorias relevantes nos resultados da pesquisa,
    • veja as palavras-chave segmentadas por seus concorrentes.

    Armadilhas na interpretação e análise de dados

    A análise de dados e a abordagem orientada por dados são tão maravilhosas quanto traiçoeiras. A má interpretação dos dados leva a conclusões errôneas. Conclusões erradas levam a más decisões. E más decisões significam problemas.

    Abaixo, descrevi algumas armadilhas que você pode encontrar ao lidar com posições de resultados de pesquisa.

    Resultados personalizados

    Os algoritmos do Google continuam evoluindo. Seu objetivo é fornecer aos usuários resultados da melhor qualidade. Uma maneira de fazer isso é por personalização – adaptando os resultados às necessidades de um usuário específico. O Google ajusta seus resultados de pesquisa às suas preferências com base em vários fatores, como sua localização, histórico de pesquisa ou sites visitados.

    Então, onde está a armadilha? O sistema de rastreamento de classificação geralmente opera a partir de um “perfil limpo” sem histórico de pesquisa. Consequentemente, as classificações que você vê no sistema podem diferir daquelas nos resultados da pesquisa exibidos em seu dispositivo. Lembre-se disso ao tentar identificar a causa das discrepâncias.

    Tráfego mais lento do que o estimado com a fórmula CTR

    Outro erro comum. Digamos que uma das minhas palavras-chave tenha 1.000 pesquisas, meu site é o TOP 1, então estou esperando cerca de 300 visualizações de página por dia. Então eu uso a fórmula de CTR em todas as minhas palavras-chave, resumi os resultados e estabeleço que meu tráfego deve ser X. Na realidade, é X menos 40%.

    Por quê? Porque os resultados da pesquisa nem sempre são iguais. Eles geralmente incluem todos os tipos de recursos e snippets do Google que podem roubar algum tráfego do TOP 1. Os recursos do Google incluem:

    • Mapas do Google,
    • Gráfico de conhecimento,
    • Resposta direta,
    • Notícias do Google,

    …e muitos outros. O Google continua adicionando novos recursos porque eles melhoram a experiência do usuário. Com os recursos, você precisa de menos cliques para encontrar o que procura.

    Dê uma olhada no exemplo abaixo:

    Classificações do Google

    Mesmo que a Wikipedia apareça primeiro nos resultados de pesquisa e a palavra-chave tenha vários milhares de pesquisas por mês, eu não esperaria que ela gerasse mais do que algumas dezenas de cliques para o site.

    Por quê? Porque a maioria dos usuários ficará satisfeita com a resposta exibida imediatamente na página de resultados da pesquisa.

    Acompanhando suas classificações no Google

    Até agora, você tem uma base sólida sobre monitoramento de posição no mecanismo de busca. Como você pode ver, o rastreamento manual de classificação não faz sentido. Em vez disso, existem programas dedicados que mostrarão as classificações do seu site para as palavras-chave escolhidas.

    Uma dessas ferramentas é o Senuto, uma plataforma na qual aprimoramos nosso Rank Tracker há vários anos. Agora vamos rever os destaques que você pode achar particularmente útil. Você também verá como eles podem ajudá-lo a atingir suas metas de SEO.

    Status atual em resumo

    Depois de configurar um projeto, as posições de suas frases são atualizadas diariamente. Isso nos permite relatar a situação atual do seu site dia a dia.

    Você encontrará as informações mais recentes no Relatório de resumo.

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    Classificações do Google

    A barra superior exibe um conjunto de informações importantes:

    1. Aumenta – o número de palavras-chave que chegaram a uma posição mais alta desde ontem.
    2. Sem alterações – o número de palavras-chave que mantiveram sua posição.
    3. Diminui – o número de palavras-chave que chegaram a uma posição mais baixa desde ontem.
    4. Potencial – o potencial geral de suas palavras-chave. Calculado pela estimativa do tráfego total que suas palavras-chave poderiam gerar se você chegasse ao TOP 1 de todas elas.
    5. Potencial usado – o tráfego gerado atualmente por suas palavras-chave em comparação com seu potencial máximo. Um ponteiro sobre quanto trabalho você ainda tem que fazer.
    6. Posição média – a posição média de suas palavras-chave no Google. Por exemplo, o número 16.23 indica que você está classificado em algum lugar na metade inferior da página 2 para sua palavra-chave média.
    7. Equivalente ao Google Ads – o valor que você teria que pagar no Google Ads pelo tráfego gerado atualmente por suas palavras-chave. Uma ótima métrica para verificar se os resultados produzidos pela sua agência de SEO valem o dinheiro ou – se você estiver do outro lado da cerca – para demonstrar que seus esforços estão valendo a pena.

    Abaixo do resumo, você encontrará o gráfico que está no centro de todo o sistema. Ele resume o histórico de todas as principais métricas e permite comparar seu site com a concorrência.

    Esta guia mostra uma visão geral de sua situação atual em questão de segundos.

    Uma rápida retrospectiva

    O sistema atualiza diariamente as posições de suas palavras-chave. Ainda mais importante – você tem acesso a todo o seu histórico, dia a dia.

    O Date Picker permite que você volte para qualquer data desde o dia em que você configurou seu projeto no sistema.

    Classificações do Google

    Posições em resumo

    Outra guia que merece sua atenção é o Relatório de Posições, que lista suas classificações para palavras-chave rastreadas.

    Classificações do Google

    A tabela é uma cornucópia de dados úteis:

    1. URL – o texto verde sob a palavra-chave mostra o endereço de URL exato que aparece quando os usuários clicam no seu link nos resultados da pesquisa.
    2. Visibilidade – o volume de tráfego mensal do mecanismo de pesquisa que você pode esperar em suas posições atuais. Útil para fazer suas estimativas de tráfego.
    3. Posição inicial – é sempre bom saber por onde você começou. A posição inicial é a classificação do seu site em seu primeiro dia no Rank Tracker.
    4. Posição hoje – a posição atualmente ocupada pelo seu site para a palavra-chave escolhida.
    5. Mudança de posição – o número de posições pelas quais sua classificação mudou desde o dia anterior.
    6. Histórico de posições – este pequeno gráfico mostra as classificações de suas palavras-chave para o período selecionado no selecionador de data acima.
    7. Mudanças na posição – o número de mudanças (picos / quedas / sem mudanças) na posição durante um período selecionado.
    8. CPC – informa quanto você teria que pagar no Google Ads por cada clique obtido nas pesquisas do usuário pela palavra-chave.

    Páginas individuais

    Todo site tem algum tipo de arquitetura de informação. Se você administra uma loja online, sua arquitetura é a organização em categorias, subcategorias e produtos. Palavras-chave diferentes levam os usuários a páginas diferentes em seu site. Com isso em mente, é bom saber quais guias ou categorias estão se saindo melhor.

    O Rank Tracker inclui um relatório que mostrará exatamente isso.

    Classificações do Google

    O Relatório de páginas inclui:

    1. URL – a guia listada nos resultados de pesquisa do Google.
    2. Visibilidade – o tráfego total estimado que chega ao URL.
    3. TOP 3 – o número de palavras-chave para as quais o URL está listado nas três primeiras posições (classificações 1–3) nos resultados da pesquisa.
    4. TOP 10 – igual ao anterior, mas para os ranks 1–10.
    5. TOP 50 – o mesmo que acima, mas para os ranks 1–50.
    6. Total de pesquisas – o número médio total de pesquisas por mês, calculado para todas as palavras-chave para as quais seu URL aparece no TOP 50.
    7. Palavra- chave TOP – a palavra-chave que gera o maior tráfego para o URL.
    8. Posição – sua posição para a palavra-chave TOP.

    Distância da competição

    Se você estiver interessado em sua concorrência, provavelmente achará o Rank Tracker uma grande ajuda. Para começar, apresenta-lhe uma análise da sua distância da concorrência.

    Classificações do Google

    As métricas disponíveis para nosso site podem ser inspecionadas para qualquer um de seus concorrentes. Sem dúvida, marketwatch.com lidera o grupo e ocupa as posições mais altas.

    “Eu roubo palavras-chave da minha concorrência”

    Outro recurso disponível na Competição é a opção de “roubar” as palavras-chave de seus rivais. Uma das muitas ferramentas oferecidas pelo Rank Tracker pode mostrar as palavras-chave para as quais seu concorrente é visível e você não.

    Classificações do Google

    Com essas configurações, você pode ver as palavras-chave para as quais seu site não está no TOP 10, mas seu concorrente sim.

    Classificações do Google

    Análise da concorrência no Senuto Rank Tracker

    Suas vitórias rápidas

    Como já mencionei, o rastreamento de classificação é útil para determinar quais palavras-chave estão se aproximando dos 10 principais resultados de pesquisa. O Senuto Rank Tracker possui um avançado sistema de filtros que mostrará a lista exata de tais palavras-chave.

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    Classificações do Google

    Aplique o filtro para ver as palavras-chave para as quais sua posição é inferior a 10, mas superior a 20 (classificações de 11 a 19). Essas palavras-chave têm o potencial de começar a gerar tráfego para seu site em pouco tempo. É uma boa decisão torná-los o foco de sua atenção e esforços.

    Embrulhar

    O rastreamento de classificação no Google é um tópico amplo explorado há muitos anos. A maioria das empresas que percebem a importância do tráfego do mecanismo de pesquisa rastreiam suas classificações todos os dias. Agora você sabe como fazer certo, quais são os benefícios e quais erros evitar ao analisar seus dados. Aproveite ao máximo durante suas campanhas de SEO!