Os 8 KPIs de PPC mais importantes que você deve acompanhar
Publicados: 2022-05-17Última atualização em 17 de maio de 2022
No PPC, o indicador chave de desempenho desempenha um papel fundamental. Eles permitem que você acompanhe o desempenho de seus anúncios pagos e melhore-os rapidamente.
KPIs, ou Indicadores Chave de Desempenho, são métricas que podem ser usadas para medir a saída de algo. Em nosso mundo, nós os usamos para medir a produção de uma campanha de marketing e, se usados corretamente, devem fornecer um instantâneo rápido refletindo a saúde da campanha.
Algumas empresas têm uma parceria de marca branca que lida com o serviço de gerenciamento de PPC de marca branca em seu nome. Esta poderia ser uma solução ideal para eles. No entanto, se você tiver tempo e recursos para gerenciar suas próprias campanhas e puder arcar com o tempo necessário para configurar e otimizar suas campanhas, assumir o controle de seus KPIs de PPC é um bom começo.
Aqui estão os 8 KPIs de PPC mais importantes a serem usados.
1. Impressões
As impressões são um indicador chave de desempenho (KPI) essencial e parte de um painel de marketing de desempenho bem equilibrado. Mas muitas empresas de gerenciamento de PPC e agências de publicidade colocam muito foco nesse número tipicamente massivo.
Seja promovendo um eBook ou produto, ou promovendo o reconhecimento da marca, a Vital sempre apresenta nosso KPI de impressões de acordo com a taxa de engajamento (cliques) e conversões. O saldo do PPC nos permite melhorar as campanhas e informar novos investimentos.
Uma impressão é a frequência com que seus anúncios são visíveis nas páginas de resultados de pesquisa ou em qualquer plataforma de publicidade PPC.
Embora a métrica de impressão possa não ser o indicador-chave de desempenho mais importante para uma campanha bem-sucedida, é essencial saber em quais sites seus anúncios são visíveis. O sucesso de uma campanha de PPC também depende do número de impressões que você obtém que levam a cliques e conversões.
2. Cliques
Cada conversão começa com um clique. Esse indicador-chave de desempenho mede quantas pessoas clicaram em seu anúncio. Embora os cliques sejam um indicador inicial do sucesso de uma campanha PPC, você não pode basear o sucesso de uma campanha apenas nesse indicador. Os cliques são um ótimo indicador-chave de desempenho para essa verificação de desempenho da conta no meio do mês; no entanto, o sucesso de uma campanha não deve ser determinado apenas por cliques.
3. Taxa de cliques (CTR)
A CTR é calculada dividindo o número de cliques em um período de relatório pelo total de impressões.
Isto é medido por: Total no. de cliques em um período específico (digamos, um mês)/total de impressão. Por exemplo, se seu anúncio recebeu 1.000 impressões e foi clicado 250 vezes, sua CTR seria: (250/1.000) x100=25%.
Esses KPIs básicos avaliam o desempenho de uma campanha em qualquer um dos canais usuais. Quanto maior a porcentagem de cliques que você obtém, maior a probabilidade de gerar mais receita.
Saber o que é CTR e como medi-lo é fundamental para poder indicar seu desempenho, mas lembre-se de que não há gerentes de campanha de CTR perfeitos pelos quais os gerentes de campanha devem se esforçar. O desempenho do PPC varia de acordo com o setor e várias outras variáveis de campanha.
4. Custo por clique (CPC)
CPC é um modelo de KPI baseado inteiramente nos cliques que são feitos no anúncio. O sistema de CPC mais reconhecido é o Google AdWords, onde os anunciantes sugerem o preço, querem pagar por clique e podem definir vários parâmetros para sua campanha, desde o orçamento máximo diário até os critérios sob os quais o anúncio será exibido. Por outro lado, as publicações contam com o sistema do Google AdSense para poder veicular mensagens do AdWords, tendo assim uma porcentagem do Pay Per Click (PPC).
O custo depende em grande parte de como os outros (concorrentes) estão oferecendo. O CPC determina quanto você pagou pela seguinte equação:
CPC= Total da campanha/ Total no. de cliques recebidos
Os anunciantes PPC sabem quanto podem pagar por uma campanha publicitária porque normalmente têm um orçamento pré-determinado. No entanto, enquanto eles especificam um orçamento e um lance ao fazer a configuração de uma campanha PPC, isso não significa que é isso que eles vão pagar.
Indicadores-chave de desempenho são métricas que podem ser usadas para medir a saída de algo. Em nosso mundo, nós os usamos para medir a saída de uma campanha de marketing e se ela é usada corretamente. Clique para Tweetar5. Taxa de conversão (CVR)
Os profissionais de marketing de PPC normalmente são contratados por vários motivos, mas, no fundo, sempre está relacionado à taxa de conversão. Para calcular a taxa de conversão, primeiro você precisa entender o que o termo “conversão” significa em seu setor. Se você está investindo em serviços externos de PPC, é importante escolher uma agência que entenda seu setor e que possa adaptar suas táticas de PPC às suas necessidades específicas de negócios.
A taxa de conversão é uma das métricas de marketing digital mais significativas que você deve acompanhar. No Google Ads, você pode calcular a taxa de conversão: CVR= (número de conversões/nº total de cliques) x 100. Portanto, se você tiver 20 conversões e 200 cliques, sua CVR será: (20/200) x100= 10 %.
No Google Ads, agora você pode segmentar conversões de CPA com base nas metas de CPA, em vez de se concentrar em cliques ou impressões. Como o aprendizado de máquina do Google precisará de alguns dados antes de executar essa estratégia de lances bastante complexa, um mínimo de 15 conversões deve ter ocorrido em sua conta nos últimos 30 dias.
6. Custo por ação
O CPA, Custo por Ação ou Custo por Aquisição, vai além de um simples clique, pois também exige uma determinada ação por parte do usuário ao chegar à página do anunciante, seja ele se inscrever em uma lista, ou baixar um software, compra um produto, etc. Nesse modelo, o anunciante só paga quando essa ação ocorre, embora o CPA geralmente tenha um custo mais alto que pode chegar a várias dezenas de dólares.
O CPA é definido pelo Google como o preço que você paga por cada novo cliente adquirido. O KPI de CPA é baseado em seu índice de qualidade.
Se você quiser verificar manualmente: CPA = Custos totais de conversão/conversões totais que aconteceram. O CPA é relativamente fácil de calcular. No entanto, os anunciantes também podem calcular o CPA segmentado.
CPA segmentado: uma técnica de lances que os anunciantes aplicam ao criar a campanha. Isso ajuda a definir lances que acionarão conversões automaticamente (o maior número possível com base no orçamento de CPA). O que você precisa para fazer isso são:
- Compreender várias técnicas de licitação
- Configurar o acompanhamento de conversões
- Ter rodada (mínimo) 30 conversões nos últimos 30 dias.
7. Índice de qualidade
A métrica do índice de qualidade determina a qualidade e a relevância do conteúdo do seu anúncio. Seu índice de qualidade dependerá de vários fatores, incluindo desempenho anterior, histórico de CTR, experiência na página de destino, relevância da palavra-chave e relevância do conteúdo do anúncio.
Embora os cliques e a CTR possam ser facilmente medidos, o índice de qualidade é um pouco mais difícil de acertar. Você não pode medi-lo sozinho, pois é uma métrica definida pelo Google. No entanto, o gigante das buscas fornece algumas informações sobre os fatores que o afetam, a saber: experiência na página de destino, formato do anúncio, relevância do anúncio e CTR esperado.
O algoritmo por trás dos Índices de qualidade é uma espécie de caixa preta, mas geralmente depende de três fatores:
- Relevância do anúncio
- Qualidade da página de destino
- Taxa de cliques possível (CTR)
Cada fator pode ser analisado e melhorado pelo seu parceiro PPC, especialmente se eles estiverem diretamente envolvidos no design da página de destino. Ferramentas como substituição dinâmica de texto e táticas como especificidade geográfica também podem ajudar a aumentar os índices de qualidade.
8. Valor vitalício
O valor vitalício é o lucro ou gasto total esperado em todo o relacionamento com um cliente. Em relação ao PPC, este é usado para avaliar e comparar o CLV de um cliente PPC adquirido com outros canais. Isso pode ajudá-lo a entender a qualidade dos clientes provenientes de campanhas de PPC.
Por exemplo, você pode comparar o tempo que os clientes permanecem inscritos no serviço que a empresa oferece, antes e depois da campanha de PPC. Para outras empresas, medir a margem de lucro por cliente também é útil.
O VALOR vitalício (LTV) é uma previsão do lucro líquido associado a um único cliente pela duração do seu relacionamento. Em outras palavras, quanto um comprador gasta com você antes de sair e nunca mais voltar?
Escrito por: Kenny G.