Classificações para receita: como medir o ROI de SEO
Publicados: 2023-07-14ROI (Return on Investment) é como você demonstra o valor de seus serviços de SEO para impulsionar o crescimento dos negócios de seus clientes.
É algo que toda agência de sucesso faz.
Calcular o ROI de SEO é simples. Envolve estimar o valor comercial das atividades de SEO em comparação com seu custo.
Mas chegar ao ponto em que você pode fazer esse cálculo é um pouco mais complexo.
Há muitas coisas que você precisa incluir.
Neste guia, abordaremos:
- O que significa ROI de SEO
- Por que é importante
- Como medir o ROI
- Como prever o ROI
O que significa o ROI de SEO?
O ROI de SEO é o valor gerado pelas atividades de SEO em comparação com os recursos investidos no processo.
Ele leva em conta o crescimento do tráfego orgânico, a melhora nos rankings dos mecanismos de busca e o aumento das conversões.
Por fim, uma estratégia de SEO é julgada pelo impacto nas vendas e na receita. SEO ROI é sobre responder à pergunta: “O que estamos recebendo de volta pelo que investimos?”
A importância de medir o ROI de SEO
Como qualquer outra despesa comercial, a otimização de mecanismo de pesquisa precisa demonstrar um retorno sobre o investimento.
Avaliar os retornos gerados pelo SEO em relação aos custos associados ajuda as empresas a tomar decisões informadas sobre sua estratégia de marketing.
Eles podem determinar quais estratégias estão gerando os melhores resultados e alocar mais orçamento para os canais de marketing mais eficazes.
Para agências de SEO que trabalham com clientes, medir o ROI de SEO é crucial para demonstrar o valor de seus serviços.
Se você está tentando vender SEO, fale em termos de ROI e dinheiro. O geekspeak da indústria não vende.
— Nathan Gotch (@nathangotch) 2 de setembro de 2021
A melhor maneira de comunicar o impacto do seu trabalho é por meio de métricas tangíveis e ROI positivo.
Embora as taxas de rejeição, os domínios de referência e as páginas indexadas sejam relevantes para os SEOs, os clientes se preocupam com os resultados dos negócios.
Seu foco principal é atrair mais clientes em potencial e gerar mais conversões.
Falar na língua deles é como você constrói confiança e prova o valor do SEO para seus clientes.
Como Medir o ROI do SEO
Mesmo que o negócio médio direcione 53% de seu tráfego por meio de pesquisa orgânica, medir o ROI de SEO ainda é um mistério para muitas empresas.
Seria ótimo se fosse tão fácil quanto sugere o consultor de marketing Simon Hayward, brincando.
Some todas as vendas provenientes do site e reivindique-as como receita de SEO.
Divida pelo custo de SEO.
Sente-se e maravilhe-se com o grande sucesso
— Simon Howland (@simonhowland) 3 de março de 2022
Mas a realidade é um pouco mais complicada.
Veja como você pode medir efetivamente os retornos gerados por seus esforços de SEO.
Calcule seu investimento em SEO
Primeiro, calcule o valor total gasto em sua campanha de SEO.
Esse valor servirá como sua linha de base ao avaliar o ROI.
Os custos de SEO normalmente incluem:
Otimização de sites
Isso inclui conduzir pesquisas de palavras-chave, otimizar elementos na página, melhorar a velocidade do site e aprimorar a experiência do usuário. A otimização do site pode ser feita internamente ou terceirizada.
Criação de conteúdo
Conteúdo de qualidade é o combustível que impulsiona o tráfego orgânico. Você precisa levar em consideração as taxas de redação de conteúdo, serviços de design gráfico e quaisquer ferramentas usadas para agilizar o processo.
Construção de links
Leva tempo e esforço para proteger links valiosos de sites confiáveis. Considere os custos de campanhas de divulgação, guest blogging e canais de mídia.
Freelancers e agências
Inclua quaisquer taxas de agência ou custos de freelancer em seu cálculo.
Isso geralmente é um custo fácil de calcular. A maioria dos SEOs opera com retentores mensais e você saberá quanto cobra dos clientes por seus serviços.
Ferramentas
Você também precisa incluir quaisquer taxas de assinatura ou pagamentos únicos associados às ferramentas de SEO que você usa para otimizar e monitorar o desempenho do seu site.
Adicione todos esses custos ao longo de um período definido. SEO leva tempo para gerar resultados, então você deve usar um período mínimo de três meses.
Analisar dados de conversão
Em seguida, é hora de analisar seus dados de conversão. Você precisará usar o Google Analytics para acessar essas informações.
O que conta como uma conversão dependerá do seu negócio.
Conversões de comércio eletrônico
Você precisará adicionar eventos de rastreamento de comércio eletrônico à sua loja para rastrear os dados de conversão.
Se você ainda não fez isso, o Google tem um tutorial útil para guiá-lo pelo processo no Gerenciador de tags.
Depois de concluir a configuração, você pode ver seus dados de conversão de comércio eletrônico no Google Analytics.
Clique em 'Relatórios' no menu à esquerda e depois em 'Monetização' e 'Compras de comércio eletrônico' no menu suspenso.
Isso mostrará seus dados totais de conversão.
Você precisa filtrar os resultados para ver o desempenho do tráfego orgânico.
Clique em 'Adicionar filtro' e altere o campo Dimensão para 'fonte/mídia da sessão'.
Em seguida, selecione 'google / orgânico' como os valores de dimensão.
Clique em 'Aplicar' e você verá os dados de conversão para o tráfego orgânico.
Essas informações podem fornecer informações valiosas sobre o desempenho de SEO do seu comércio eletrônico. Você pode restringir produtos específicos para ver as conversões geradas por cada página.
Para obter um valor total de conversão, use o recurso 'Insights' no canto superior direito para pesquisar a receita total da pesquisa orgânica no período selecionado.
Este é o valor que você usará para calcular o ROI de SEO.
Conversões de Geração de Leads
Se você não vende diretamente em seu site, precisará configurar o rastreamento com base em eventos.
Um evento pode ser qualquer ação do usuário que contribua para o desempenho dos negócios. Pense nas linhas de opt-ins de newsletters, envios de formulários e botões de clique para ligar.
Se você não configurou nenhum evento em seu site, o Google tem um tutorial para ajudá-lo a começar.
Você pode acompanhar esses eventos no Google Analytics.
Clique em 'Relatórios' e depois em 'Engajamento' e 'Eventos' no menu suspenso.
Você pode criar novos eventos para as conversões que deseja acompanhar.
Crie um nome para o evento e escolha 'Parâmetro', 'Operador' e 'Valor'.
Depois de criar o evento, você deverá vê-lo listado na seção 'Eventos existentes' na página anterior.
Agora você precisa alternar a opção 'Marcar como conversão' para o seu evento.
Isso fará com que seu evento apareça na guia 'Conversões' e permita que você atribua um valor em dólares.
Atribuir um valor estimado para cada conversão em seu Analytics é essencial para o ROI de SEO.
O valor exato dependerá do tipo de conversão e do negócio.
Por exemplo, um usuário preenchendo um formulário de consulta para uma empresa financeira terá muito mais valor do que um boletim informativo para um site de avaliação de afiliados.
Depois de atribuir um valor a cada evento de conversão, você pode usar o recurso 'Insights' para ver a receita total gerada pelo tráfego de pesquisa orgânica.
Calcule seu retorno sobre o investimento
Agora você tem seu valor total de despesas e conversões – é hora de analisar os números.
Aqui está a fórmula para SEO ROI:
SEO ROI = (valor das conversões – custos de SEO) / custos de SEO
Vamos dar uma olhada em um exemplo.
Suas táticas de SEO geraram $ 20.000 em valor de conversão. O valor total gasto em SEO no período foi de US$ 5.000.
US$ 20.000 (valor das conversões) – US$ 5.000 (custos de SEO) / US$ 5.000 = 3
Se você multiplicar 3 x 100, obterá um ROI percentual de 300%.
Portanto, para cada $ 1 que seu cliente gastou em seus serviços de SEO, eles geraram $ 3 em retorno.
É assim que você calcula o ROI de SEO.
Como prever o ROI de SEO
Abordamos como medir o ROI de uma campanha de SEO.
Mas se você já trabalhou com clientes antes, saberá a importância de poder prever o crescimento potencial da receita.
Os clientes querem saber o que podem esperar alcançar. Fornecer uma previsão precisa pode ajudá-lo a definir expectativas claras.
Veja como você pode prever o ROI de SEO.
Determine sua taxa média de cliques
Vamos supor que você já conheça as palavras-chave que deseja segmentar.
Caso contrário, você pode usar o serviço de pesquisa de palavras-chave do FATJOE e recomendações sobre quais palavras-chave relevantes segmentar para obter os resultados mais rápidos.
O primeiro passo é determinar a taxa média de cliques (CTR) por posição na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).
Quão alto você precisa classificar para gerar tráfego orgânico significativo?
Quanto maior o CTR, mais chances você tem de converter visitantes em clientes.
Você pode usar dados médios de CTR como o seguinte estudo da Backlinko:
No entanto, existem várias variáveis que podem afetar o CTR de um SERP. Não é fácil obter uma previsão de CTR precisa.
Você pode usar seus dados existentes do Google Search Console para obter uma estimativa aproximada com base nas palavras-chave para as quais você classifica atualmente.
Encontre sua taxa média de conversão
Em seguida, você precisa identificar a taxa de conversão (CR) para seus eventos rastreados no Google Analytics.
Isso pode ser vendas de comércio eletrônico ou conversões de geração de leads.
Os sites de comércio eletrônico geralmente atingem uma taxa de conversão mais alta do que outros sites, com uma média de 1 a 4% de cliques convertidos em vendas.
É melhor usar uma taxa de conversão média de mais de 3 meses. Esse conjunto de dados mais amplo oferece uma previsão mais precisa das conversões orgânicas.
Lembre-se, você está usando apenas a taxa de conversão para o seu tráfego de busca orgânica.
Identifique o valor de uma conversão
Agora é hora de atribuir um valor monetário a cada conversão. Isso permite que você quantifique o impacto financeiro de seus esforços de SEO.
É fácil para lojas de comércio eletrônico.
Por exemplo, se uma venda online gerar em média R$ 20,00 e você tiver 100 conversões, são R$ 2.000,00 gerados a partir de vendas impulsionadas por SEO.
Mas é mais desafiador para as empresas que não vendem diretamente de seu site. Você precisará estimar o valor de um lead, assinante de e-mail ou telefonema.
Estime o tráfego e a receita com base no volume de pesquisa
Você também precisa estimar o tráfego com base no volume de pesquisa de suas palavras-chave alvo.
As ferramentas de pesquisa de palavras-chave podem mostrar o volume de pesquisa para diferentes palavras-chave e frases.
Combinando essas informações com taxas de conversão, CTRs e o valor médio de cada conversão, você pode estimar o tráfego potencial e a receita que suas páginas otimizadas podem gerar.
Aqui está a fórmula:
Volume de pesquisa x CTR x CR x valor de conversão = receita mensal estimada de SEO
Calcular ROI estimado de SEO + Exemplo
Com sua estimativa de receita mensal de SEO e os custos totais de SEO, você pode prever o ROI de uma campanha de SEO.
Receita mensal estimada de SEO – custos de SEO / custos de SEO
Aqui está um exemplo.
Digamos que você tenha um cliente que vende cadeiras de balanço ao ar livre.
O volume de pesquisa para a palavra-chave 'cadeira de balanço ao ar livre' é 22,2k.
É uma palavra-chave competitiva, mas você está confiante de que pode reivindicar uma classificação média de 5 no SERP.
Usando dados do Search Console e estimativas de terceiros, você prevê uma CTR de 6% .
Com essas duas métricas, você pode estimar quanto tráfego orgânico espera gerar.
(Volume de pesquisa mensal) 22.200 x 0,06 (CTR) = 1.332 tráfego orgânico estimado
O cliente vende cada cadeira de balanço por $ 100 .
Observando a taxa de conversão média histórica da página do produto, você pode estimar um CR de pesquisa orgânica de 3% .
Portanto, se você conseguir direcionar 1.332 visitantes orgânicos para a página, poderá calcular quantas vendas irá gerar.
(Visitantes orgânicos) 1.332 x 0,03 (CR) = 39,96 vendas por mês .
Com cada venda gerando US$ 100, a campanha de SEO gerará US$ 3.996 em receita mensal de vendas .
Em uma campanha de três meses, você pode estimar um total de $ 11.988 em vendas impulsionadas por SEO.
Digamos que custa $ 1.000 iniciais para otimizar a página e criar links suficientes para classificar. E há um custo contínuo de $ 500 por mês para manter a classificação da página.
Portanto, em uma campanha de três meses, o custo total do investimento é de US$ 2.000.
Você pode usar a fórmula SEO ROI para prever o ROI da campanha.
(Valor das conversões) US$ 11.988 – US$ 2.000 (custos de SEO) / US$ 2.000 = 4,99
Se você multiplicar 4,99 x 100, obterá um ROI percentual de 499% .
Portanto, para cada US$ 1 que seu cliente gasta em SEO, ele pode gerar US$ 4,99 em vendas.
O impacto cumulativo do SEO
Uma das maiores vantagens do SEO é seu impacto a longo prazo.
Ao contrário das campanhas publicitárias de curta duração, o SEO se torna mais eficaz com o tempo.
À medida que a autoridade tópica do site e a visibilidade nas classificações dos mecanismos de pesquisa melhoram, ele atrai mais tráfego orgânico.
Isso significa mais oportunidades de conversões e vendas.
O ciclo de vida de uma postagem de blog otimizada para pesquisa:
2021: 1.500 visitas orgânicas mensais
2022: 1.800 visitas orgânicas mensais
2023: 3.200 visitas orgânicas mensais
2024: 7.000 visitas orgânicas mensais
2025: 15.000 visitas orgânicas mensaisSão mais de 250.000 pessoas.
Esse é o ROI do SEO.
— Ross Simmonds (@TheCoolestCool) 21 de agosto de 2021
Impulsionando o crescimento da agência com o ROI de SEO
Medir e demonstrar o ROI é algo obrigatório para qualquer agência de SEO. É assim que você mantém seus clientes satisfeitos e justifica o investimento em SEO.
E também pode impulsionar o crescimento dos negócios da sua agência. Você pode mostrar o valor de seus serviços e atrair novos clientes.