Conteúdo gerado pelo usuário: KPIs de marketing para executar campanhas orientadas ao ROI
Publicados: 2022-08-10Muitas marcas estão aproveitando o conteúdo gerado pelo usuário como uma estratégia de marketing solitária, pois 86% consideram o UGC o conteúdo mais eficaz para mostrar a autenticidade de sua marca. No entanto, toda estratégia de marketing bem-sucedida começa com uma abordagem orientada para o alvo.
Como profissional de marketing, você deve ter um conjunto de metas em mente. Depois que sua campanha de UGC estiver ativa, essas metas ajudarão você a entender como você definiu seu plano de marketing para atingir suas metas ou atingir menos/mais do que as metas definidas.
Mas como saber disso? Tudo fica mais fácil ao calcular o retorno do investimento da sua campanha UGC. Quando você cria uma abordagem orientada ao ROI para suas campanhas de marketing UGC, fica fácil calcular o sucesso de sua campanha e ajuda a entender as áreas nas quais você precisa se concentrar.
Fatores a serem considerados ao calcular o ROI da campanha UGC:
- Custos de criação de conteúdo
- Receita gasta em anúncios sociais pagos
- Valor da sua biblioteca de conteúdo visual
- Custo por clique (CPC)
- Conversões gerais
Então, como medir o ROI de suas campanhas de marketing UGC? Aqui está o seu guia 101 para medir o sucesso e o ROI de suas campanhas de marketing com UGC.
- A influência do conteúdo gerado pelo usuário no consumidor de hoje
- KPIs de campanha UGC para diferentes pontos de contato de marketing
- 1. KPIs de campanha UGC para sites
- 2. KPIs de campanha UGC para mídia social
- 3. KPIs de campanha UGC para campanhas de e-mail
- 4. KPIs de campanha UGC para anúncios sociais
- 5. KPIs de campanha UGC para comércio eletrônico
- 6. KPIs de campanha UGC para displays digitais
- Fatores-chave que indicam o sucesso do marketing UGC
- Menor custo de criação de conteúdo
- Criando uma presença omnicanal
- Conquistando Perspectivas Através da Transparência
- Construindo relacionamentos mais profundos entre marca e cliente
- Trazendo mais receita
- Taxa de retenção de clientes
A influência do conteúdo gerado pelo usuário no consumidor de hoje
O consumidor de hoje é alguém que busca transparência nas marcas. Eles fecham os olhos para anúncios chamativos e truques de marketing e se envolvem ativamente com o conteúdo criado por seus colegas consumidores.
Como profissional de marketing, você não pode mais empurrar sua marca para as massas, e é por isso que as marcas se tornaram mais inbound com seu marketing. 41% dos profissionais de marketing confirmam que o inbound produz ROI mensurável. Além disso, o conteúdo gerado pelo usuário desempenha um papel importante no ciclo de inbound marketing.
O conteúdo gerado pelo usuário tem a capacidade de atrair, inspirar, envolver e converter um usuário sozinho, sem ser muito agressivo. 79% dos consumidores dizem que o conteúdo gerado pelo usuário influencia fortemente suas decisões de compra.
Então, o que indica o sucesso das campanhas de marketing de conteúdo geradas pelo usuário? Continue lendo para saber mais sobre os KPIs para diferentes pontos de contato de marketing.
KPIs de campanha UGC para diferentes pontos de contato de marketing
Quer saber como você pode medir o sucesso de sua campanha de conteúdo gerado pelo usuário? Bem, os KPIs diferem para cada ponto de contato de marketing. É por isso que decidimos dividi-lo para você.
1. KPIs de campanha UGC para sites
- Tempo de permanência do site: Esta é a duração média do tempo que os visitantes do seu site permanecem no seu site.
- Taxa de rejeição(%) : pode ser indicada calculando-se que, a partir do número de pessoas que visitaram seu site, saíram imediatamente.
- Taxa de cliques de CTA : número de cliques que você recebe nos CTAs do seu site.
De acordo com um estudo de 2021, os visitantes do site gastam 90% mais tempo em sites que incluem galerias UGC, levando a taxas de rejeição mais baixas. Foi assim que a Pedigree Australia melhorou o desempenho de seu site com a campanha #HOLLYWODselfie que eles incorporaram em seu site.
2. KPIs de campanha UGC para mídia social
- Visitas e impressões do perfil : indica o número de usuários de mídia social que se depararam com suas postagens e foram incentivados a visitar seu perfil social.
- Crescimento de seguidores por mês : o número de seguidores que você ganha a cada mês ao iniciar suas campanhas de UGC.
- Compartilhamento de conteúdo : o número de pessoas que acharam seu conteúdo social intrigante o suficiente para compartilhar com seus seguidores.
- Hashtag Reach : Muitas plataformas sociais como Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest e YouTube oferecem insights de hashtag que informam quantas pessoas estão usando suas hashtags. Isso ajuda você a acompanhar o desempenho de suas campanhas de hashtag UGC nas mídias sociais.
As campanhas sociais que incorporam UGC obtêm um aumento de 50% no engajamento. Parookaville, um festival de música mundialmente popular da Alemanha, realizou uma campanha de mídia social com #dreamscannotbecancelled para seu show durante a pandemia e viu um grande aumento no engajamento, visitas ao perfil, seguidores e muito mais.
3. KPIs de campanha UGC para campanhas de e-mail
- Taxas de cliques de e-mail: Este é o número de pessoas que clicaram nos links em sua campanha de e-mail UGC em comparação com aqueles que abriram o e-mail.
- Otimização da taxa de conversão : muitas marcas enviam e-mails automatizados de abandono de carrinho para seus clientes. Quando incorporadas ao UGC, as marcas testemunharam uma conversão 30% maior.
- Taxa de cancelamento de assinatura : o número de destinatários de e-mail que cancelaram a assinatura da sua lista de e-mail.
O UGC gera um aumento de 73% nas taxas de cliques de e-mail. Por exemplo, quando a Amazfit começou a usar o UGC em seus e-mails, suas taxas de cliques aumentaram em média 8%.
4. KPIs de campanha UGC para anúncios sociais
- Visitas ao perfil: o número de pessoas que se depararam com seu anúncio social e clicaram em seu perfil para explorar mais sobre sua marca.
- Nº de cliques de CTA : Todo anúncio social vem com um CTA. Se for comércio eletrônico, pode ser “Compre agora”, para aplicativos, pode ser “Instalar agora”. Os cliques de CTA são um KPI importante para indicar o sucesso de UGC em seus anúncios sociais .
- Conversão e Vendas : Do número de seu público-alvo, todos convertidos em seu cliente indicam este KPI.
A Toyota aumentou seu engajamento com anúncios no Facebook em 440% usando UGC com o lançamento de Feeling The Street – uma campanha global que destaca e celebra os melhores artistas de rua do mundo.
5. KPIs de campanha UGC para comércio eletrônico
- Taxa de conversão : (o número de conversões/o número total de visitantes) x 100. Por exemplo, se uma loja de comércio eletrônico receber 2.000 visitantes em um mês e tiver 1.500 vendas, a taxa de conversão será (1.500/2.000) x 100 = 75 %.
- Taxa de abandono do carrinho de compras : 25% dos usuários deixam um carrinho abandonado quando não encontram uma marca confiável. A incorporação de conteúdo gerado pelo usuário que cria confiança pode melhorar sua credibilidade e diminuir o abandono de carrinho.
- Taxa de cliques dos CTAs : número de cliques que você recebe em seus CTAs
- Taxa de Churn: A taxa na qual os clientes param de fazer negócios com uma empresa durante um determinado período de tempo. Pode ser calculado por:
Taxa de rotatividade de clientes:
(Clientes Início do Mês – Clientes Fim do Mês) / Clientes Início do Mês; Exemplo, (600-450)/600 = 25%
A Eureka Street Furniture recebeu 2 mil cliques mensais, +15% de receita e +78% de engajamento em sua loja de comércio eletrônico desde a integração das galerias Shoppable Instagram e UGC.
6. KPIs de campanha UGC para displays digitais
- Taxa de engajamento/taxa de resposta do usuário: Quando se trata de displays digitais, a taxa de engajamento pode ser um termo abrangente para muitas coisas. Isso varia de acordo com o que você mostra na tela e como seu público responde a isso. Pode ser um código QR, suas páginas da web, UGC Wall, etc.
- Clientes Adquiridos : Este é o número de clientes que você conseguiu adquirir apresentando UGC em seus displays digitais .
- Construção da comunidade : número de membros do público que foram influenciados a criar UGC para sua comunidade.
A UGC promove a construção da comunidade. Quando você exibe conteúdo gerado pelo usuário em qualquer tela digital, isso cria prova social entre os espectadores, incentivando-os a criar UGC para você. Por exemplo, a Etihad Arena aproveitou o UGC Social Wall para seu espaço por meio de LCDs de grande porte e Pillar Wraps e recebeu cerca de 84.140 interações de mídia social e 1.054 conteúdo gerado pelo usuário coletado em dois dias.
Fatores-chave que indicam o sucesso do marketing UGC
Aqui, apresentamos alguns fatores-chave que indicam o sucesso da sua campanha de marketing de conteúdo gerado pelo usuário. Claro, você pode considerar muitos aspectos que diferem de acordo com os objetivos exclusivos de cada marca; esses fatores ajudam a definir o tom.
Menor custo de criação de conteúdo
Os profissionais de marketing B2B gastam 39% de seus orçamentos de marketing em conteúdo. Esse orçamento vai principalmente para a criação de conteúdo. Você precisa gastar com fotógrafos profissionais, modelos, criadores de conteúdo e muito mais para criar conteúdo do zero todos os dias.
Adivinha? Você pode eliminar todas essas etapas com conteúdo gerado pelo usuário, entrar em contato diretamente com os proprietários de UGC da sua marca para obter direitos e incorporar o conteúdo deles ao seu marketing. O UGC provou que as marcas são um ativo que economiza tempo e capital.
Criando uma presença omnicanal
O marketing de conteúdo gerado pelo usuário tem tudo a ver com a reutilização de conteúdo. Você pode redirecionar o conteúdo rico criado por seus clientes em todo e qualquer ponto de contato de marketing. Ele permite que você crie uma presença omnichannel, seja e-mails, páginas da web, mídias sociais, anúncios, displays digitais, etc.
Esse é o conteúdo poderoso gerado pelo usuário. Provou ser eficaz e afetivo para as marcas criarem uma onipresença impactante, mantendo as vozes de seus clientes na frente e no centro. Trata-se de levar o UGC além das mídias sociais e aumentar o ROI.
Conquistando Perspectivas Através da Transparência
Os millennials dizem que as informações recebidas por meio do UGC são 50% mais confiáveis do que as informações de outras fontes de mídia. Isso porque o conteúdo gerado pelo usuário são as vozes honestas e transparentes dos clientes que tiveram sua parcela de experiências com as marcas.
O conteúdo gerado pelo usuário ajuda as marcas a atrair a atenção dos clientes em potencial e conquistar sua confiança, oferecendo conteúdo muito mais confiável e exclusivo do que seus concorrentes, destacando-os.
Construindo relacionamentos mais profundos entre marca e cliente
A criação de campanhas de marketing orientadas por conteúdo gerado pelo usuário promove a construção da comunidade e a fidelidade do cliente. O conteúdo gerado pelo usuário funciona como prova social, o que significa que todos que interagem com suas campanhas de UGC se sentem conectados à sua marca. Como resultado, aumenta as chances de eles escolherem você sobre seus concorrentes.
Não apenas isso, mas quando seus clientes veem como você os colocou no centro do palco, eles torcem por sua marca, e as chances de eles recomendarem sua marca para sua rede aumentam, transformando-os em defensores de sua marca.
Trazendo mais receita
Incorporar o marketing UGC está provando trazer mais receita para as marcas. Isso porque, embora a conversão continue sendo o objetivo final das marcas, não é mais apenas vender – é um mix de marketing de engajamento, confiança, retenção e muito mais do usuário. E tudo isso se torna mais viável com o marketing de conteúdo gerado pelo usuário.
A autenticidade fala com os consumidores e os inspira a comprar. 79% das pessoas dizem que o UGC impacta fortemente suas decisões de compra. Essa estatística fala muito porque os consumidores agora preferem uma verdadeira voz humana a uma mensagem de marca perfeitamente elaborada.
Taxa de retenção de clientes
O sucesso de uma marca não é medido pelo número de novos clientes que recebeu, mas sim pelo número de clientes existentes que continuam voltando para fazer várias compras. Agora, isso envolve muitos fatores, começando pelos serviços ao cliente que você oferece, a qualidade do produto, a imagem da sua marca e muito mais.
Quando aproveitado ao longo da jornada do cliente, o conteúdo gerado pelo usuário pode fazer com que tudo isso pareça facilmente alcançável. Desde o início, quando o cliente interage com sua marca até o ponto em que ele fez a compra final e, mesmo depois disso, para manter a conversa, o conteúdo gerado pelo usuário pode desempenhar um papel importante na retenção de clientes.
Chamando-lhe um envoltório!
Bem, agora que você conhece a Campanha UGC para diferentes pontos de contato de marketing e os principais fatores que indicam o sucesso do marketing UGC, que tal colocar o UGC em ação? Reserve uma demonstração com nossos especialistas em UGC hoje mesmo!
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